Home / Itapevi / Vereadores se unem com Prefeito contra PARALISAÇÃO ILEGAL da empresa responsável pela coleta de lixo em Itapevi

Vereadores se unem com Prefeito contra PARALISAÇÃO ILEGAL da empresa responsável pela coleta de lixo em Itapevi

Os vereadores de Itapevi realizaram na manhã deste quinta-feira, dia 6 de junho, uma reunião emergencial com o vice-prefeito Marcos Ferreira Godoy (Teco) para buscar soluções para a paralisação ilegal da empresa Enob Ambiental (Eco Ita), responsável pela coleta de lixo em Itapevi.

O presidente da Câmara de Itapevi, Professor Rafael, garantiu ao vice-prefeito Teco que todos os 17 vereadores estão unidos com o prefeito Igor Soares e com a população num mesmo propósito para enfrentar este desafio juntos. “Vamos orientar que cada morador pode colaborar evitando colocar lixo na rua até a situação ser normalizada, e orientando sua família, amigos e vizinhos para superarmos juntos a crise gerada pela paralisação irresponsável da empresa Enob”, afirmou o vereador Professor Rafael.

Segundo informações divulgadas pelo prefeito Igor Soares nas redes sociais, a Prefeitura de Itapevi está empenhada para solucionar o problema gerado unicamente pela Enob, que há algum tempo tem sido pressionada para que cumpra o contrato e melhore os serviços de coleta de lixo e limpeza das ruas.

Há menos de um mês, o prefeito esteve pessoalmente na empresa para intervir pelos funcionários, que estavam sem receber seus salários, apesar de a Prefeitura estar pagando rigorosamente em dia as faturas dos serviços prestados. “Foram diversas tentativas para resolução do problema de forma pacífica, mas a empresa decidiu de forma unilateral paralisar os serviços na data de hoje”, afirmou o prefeito Igor Soares.

O vice-prefeito Teco, que também é secretário municipal de Governo, informou que a Prefeitura já decretou estado de emergência, e ainda hoje está adotando as medidas jurídicas para retomar os serviços no menor prazo possível, se possível até segunda-feira. “Enquanto isso já disponibilizamos os caminhões da Prefeitura para fazer a coleta do lixo, mas sabemos que não será suficiente para atender a cidade como um todo, por isso contamos com o apoio dos vereadores para conscientizar a população de Itapevi”, ressaltou o vice-prefeito. 

NOTA DA PREFEITURA DE ITAPEVI SOBRE PARALISAÇÃO DA ECO ITA

6 de junho de 2019

Sobre a paralisação na coleta de lixo em Itapevi, a Prefeitura informa que sempre esteve em dia com os pagamentos e está em dia com os reajustes solicitados pela empresa Enob Ambiental (Eco Ita), responsável pelo serviço.

Tudo foi pago de janeiro de 2017 até abril de 2019 – e sempre no respectivo mês.

A fatura de maio deste ano está em análise técnica devido à obrigação legal e contratual da administração municipal em descontar os valores decorrentes de falhas e omissão nos serviços mal prestados pela empresa, e também em razão de penhoras trabalhistas que ocorreram nas contas da Prefeitura, uma vez que a empresa não vem honrando suas obrigações trabalhistas, segundo decisões proferidas pela própria Justiça do Trabalho.

Ao mesmo tempo, a administração municipal já solicitou todas as certidões fiscais e índices econômicos legais, mas até agora a empresa não entregou nenhum documento, mostrando que a gravíssima situação de insolvência do contrato decorre de problemas bem anteriores à fatura de maio.

Também é importante esclarecer que a Lei 8.666/93 (art. 78, XV) determina que a empresa não pode paralisar ou encerrar os serviços antes do prazo de 90 dias que a administração municipal tem para pagar a nota fiscal de maio.

Por isso, a paralisação ocorrida em Itapevi na presente data é absolutamente ilegal. A Prefeitura irá agir dentro da lei, buscando retomar os serviços o mais rápido possível para solucionar o transtorno.

Nesse sentido, a Prefeitura decretou nesta quinta-feira (6) estado de emergência no município. Isso permitirá que a administração municipal utilize caminhões próprios para recolher o lixo na cidade até que a situação retorne à normalidade.

Sobre Hostmarx - Hospedagem e Desenvolvimento de Sites

Leia também

Câmara de Itapevi realiza audiência pública sobre diretrizes orçamentárias para 2021

A Câmara de Itapevi promoveu na tarde desta quinta-feira, 18 de junho, audiência pública sobre …