Home / Barueri / Via Rápida Empresa chega a Barueri

Via Rápida Empresa chega a Barueri

O município de Barueri acaba de aderir ao VRE (Via Rápida Empresa), uma ferramenta on-line do governo do estado que facilita e agiliza consideravelmente a abertura ou a alteração de empresas.

O módulo integra os órgãos estaduais e municipais, possibilitando que novas empresas sejam abertas em até cinco dias. Antes do VRE, o empresário precisava fazer uma verdadeira peregrinação entre os órgãos competentes a fim de obter as licenças e os documentos necessários. Com a ferramenta, estão interligados a Prefeitura, a Vigilância Sanitária, os Bombeiros, a Secretaria de Agricultura e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Vigente em Barueri desde o dia 18 de setembro, o VRE pode ser acessado pelo site da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo): https://www.jucesp.sp.gov.br/VRE/. O procedimento pode ser feito pelo próprio empresário, sócio ou contador responsável pela empresa que possua o Certificado Digital ou pelo microempreendedor que possua o e-CPF. No caso do MEI (Microempreendedor Individual), é preciso comparecer ao posto da Jucesp pessoalmente, que solicita o serviço.

Conforme explica a administradora do posto da Jucesp em Barueri, Cristiane Ayres, “o módulo vem para facilitar a vida do cidadão no sentido de desburocratizar as solicitações de viabilidade, registro e até mesmo licenciamento. O que antes era feito de órgão em órgão agora é feito totalmente on-line, salvo atividades que são consideradas de alto risco, as quais são solicitados documentos específicos para a análise no órgão competente”.

Economia forte

A Jucesp está entre os serviços geridos pela Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri (SICT), que vem dedicando muitos esforços para fortalecer a economia do município e gerar mais empregos. Para o secretário Joaldo Macedo Rodrigues (o Magoo), a chegada do VRE contribui ainda mais para alcançar essa meta, já que incentiva a criação de novas empresas na cidade.

“Trazer o VRE para a nossa cidade vai viabilizar e desburocratizar o processo de abertura e alteração das empresas. É um grande ganho, vai facilitar a vida do empresário e, como uma coisa leva à outra, aumentará a oferta de novas vagas de emprego, que é nosso grande objetivo”, afirma Magoo.

Equipe preparada

Desde que começaram os esforços por parte da SICT para trazer o VRE a Barueri que as equipes envolvidas têm participado de treinamentos para melhor atender aos cidadãos. No dia 28 de agosto uma comissão acompanhou o Secretário Magoo até a cidade de São Carlos, que possui grande experiência com o VRE.

São Carlos aderiu ao sistema desde seu início, em 2013. A equipe de Barueri foi conhecer de perto as boas práticas, bem como os problemas mais comuns inerentes à ferramenta para que o auxílio aos empresários seja o mais tranquilo possível.

Quem tiver dúvidas sobre como utilizar o VRE pode buscar ajuda na Jucesp, que fica no setor amarelo do Ganha Tempo Municipal (Av. Henriqueta Mendes Guerra, 550, Centro – Barueri), das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gt.jucesp@barueri.sp.gov.br.

Aliz Lambiazzi

Foto: Karina Borges / Secom

Sobre rodrigo

Leia também

Barueri/SP – Após readequação, oncologia do HMB proporciona ambiente mais confortável e acolhedor

Mesmo em um cenário de pandemia, muitos setores não podem cessar o atendimento, como é …