Home / Cidades / 1º Simpósio de Educação Ambiental mobilizará educadores de Barueri e região

1º Simpósio de Educação Ambiental mobilizará educadores de Barueri e região

1º Simpósio de Educação Ambiental mobilizará educadores ambientais de Barueri e região

Acontece no dia 17 de junho, na Fatec Barueri, das 8 às 16 horas, o primeiro Simpósio de Educação Ambiental promovido na região oeste da Grande São Paulo. Com o tema “Onde Estamos, para Onde Vamos” o evento tem como objetivo principal traçar um panorama das ações de educação ambiental na região, visando à integração de propósitos e programas entre cidades vizinhas que compartilham desafios ambientais muito semelhantes.

Idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Barueri o simpósio será realizado em conjunto com as cidades de Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra, e conta com o apoio da Fatec Barueri e da Fundação Alphaville. O evento é gratuito e tem como público-alvo educadores ambientais atuantes nos mais diversos segmentos, como órgãos públicos, empresas, entidades sociais e instituições de ensino, além de estudantes de nível médio-técnico e universitários.

Onde estamos, para onde vamos
No simpósio as discussões serão divididas em dois momentos principais. “Onde Estamos” será o foco das apresentações na primeira parte do evento, na qual o intuito é definir um quadro atual das ações de educação ambiental na região. Para tanto, cada cidade participante irá apresentar seus principais programas e linhas de atuação.

Seguem-se a essas apresentações duas palestras, ministradas por especialistas da área. Com ampla experiência em políticas públicas de educação ambiental pelos ministérios de Educação e de Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, professor do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, irá discorrer sobre os conceitos e desafios da educação ambiental.

Já Gilson Ferreira, Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, irá apresentar o perfil da atuação do Governo Estadual nessa área, além dos instrumentos disponíveis para apoiar a ação dos municípios.

No segundo momento do evento o objetivo será discutir “Para onde Vamos”. Através da troca de experiências em rodas de diálogo na dinâmica “Café Compartilhado” os participantes irão delinear possíveis ações futuras para atingir objetivos comuns a todos as cidades envolvidas.
O resultado das discussões será expresso em uma carta-compromisso elaborada pelos participantes ao final do evento, que irá tornar público o compromisso da criação de um planejamento regionalizado de educação ambiental.

Painéis e Inscrições
As ações de educação ambiental de entidades sociais, instituições de ensino, empresas e demais órgãos públicos da região também poderão ser divulgadas no simpósio por meio da exposição de painéis, que serão previamente selecionados pela comissão organizadora do evento.

Quem tiver interesse em expor painel deverá enviar um resumo do trabalho já no momento de inscrição, e aguardar contato da comissão organizadora aprovando o trabalho.

As inscrições iniciam-se dia 4 de maio, no site www.barueri.sp.gov.br. Para quem for enviar resumo de trabalho, a inscrição termina dia 15 de maio. Para participação sem envio de trabalho, as inscrições vão até a véspera do evento ou até o término das vagas, que são limitadas.

Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri pelo email [email protected], ou pelo número 4199-1500.

1º SIMPÓSIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Data: 17/06/2015
Horário: 8 às 16 horas
Local: Fatec Barueri – Avenida Carlos Capriotti, 123 – Centro, Barueri
Entrada: Gratuita
Inscrições: A partir de 4 de maio no site www.barueri.sp.gov.br. As inscrições com submissão de trabalhos encerram dia 15 de maio. Informações: 4199-1500

Programação
8h às 8h30: credenciamento e boas vindas
8h30: abertura oficial
9h: apresentação das ações, projetos e programas dos municípios participantes
10h: palestra – Marcos Sorrentino, Professor do Departamento de Ciências Florestais da Esalq/USP
11h: palestra – Gilson Ferreira, Coordenador de Educação Ambiental da Sec. Estadual de Meio Ambiente
12h às 14h: almoço
14h: “Café Compartilhado”
15h: plenária final
16h: encerramento

____________
Vanessa Souza
22/04/2015

Sobre Administrador

Sou Desenvolvedor Front end, trabalho com desenvolvimento de Websites, SEO, e layout. Criação de e-mail marketing e peças gráficas , análise e acompanhamento de seus resultados. Mensuração de resultados via Google Analytics. Trabalho com as linguagens CSS, CSS3, HTML5, PHP e jQUERY.

Leia também

Primeira edição do Objetivo Day trará workshop sobre educação infantil

Atividade será aberta ao público, terá entrada franca. As vagas são limitadas.   O Colégio …