Home / Cidades / Equipamento eletrônico torna Avaliação Veicular de Barueri ainda mais precisa

Equipamento eletrônico torna Avaliação Veicular de Barueri ainda mais precisa

Equipamento eletrônico torna Avaliação Veicular de Barueri ainda mais precisa 2 - Copy - Alphatimes

Nos dias 24 e 25 de abril, a Prefeitura de Barueri realiza, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente, a primeira Avaliação Veicular de 2015, no estacionamento do Ginásio José Corrêa. A partir desta edição, a ação educativa, que avalia o nível de fumaça preta emitida por veículos movidos a óleo diesel, passa ser realizada com o opacímetro, equipamento que faz uma medição eletrônica do nível de opacidade da fumaça. A avaliação é direcionada para a frota da Prefeitura, mas é gratuita e aberta a todos os interessados.

Até então a análise do nível de emissão de fumaça preta pelos veículos em Barueri era feita com a escala de Ringelman, uma espécie de cartão com vários tons de cinza para análise a olho nu. Já o opacímetro capta a fumaça por meio de uma sonda introduzida no escapamento e, através de um processo óptico, o nível de fumaça é avaliado no interior do aparelho, tornando a avaliação mais precisa e objetiva.

O equipamento é o mesmo utilizado pela Polícia Rodoviária e pelas montadoras de veículos. Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente já passaram por treinamento com a empresa fabricante do opacímetro e também testaram o equipamento nos veículos utilizados pela Secretaria.

O evento tem caráter educativo e preventivo, ou seja, os veículos que não estiverem dentro dos níveis permitidos não serão punidos, apenas orientados. Já os que forem aprovados recebem um selo confirmando a aprovação.

Qualidade do ar
A fumaça preta que pode ser emitida por veículos movidos a óleo diesel é muito poluente e indica uma queima incompleta do combustível, ocasionada por um motor desregulado. Ela é carregada de partículas que causam diversos problemas à saúde, como doenças respiratórias, baixa resistência às infecções e agravamento das doenças crônicas. Na maioria das vezes uma simples regulagem do motor sana o problema.

“Por isso convidamos todos os proprietários de veículos a diesel a participarem a avaliação, pois com o problema detectado a resolução é simples e ajuda a melhorar a qualidade de ar da nossa cidade”, salienta Aparecido Pires de Castro, Secretário de Meio Ambiente de Barueri.

A avaliação Veicular deste semestre será realizada no sábado, 24, das 8h30 às 16h, e no sábado, 25, das 8h30 às 11h. O estacionamento do Ginásio José Corrêa fica na avenida Guilherme P. Guglielmo, 1,000, no Centro Comercial de Barueri. Para mais informações entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Barueri pelo telefone 4199-1500.

_____________
Vanessa Souza
22/04/2015

Sobre Administrador

Sou Desenvolvedor Front end, trabalho com desenvolvimento de Websites, SEO, e layout. Criação de e-mail marketing e peças gráficas , análise e acompanhamento de seus resultados. Mensuração de resultados via Google Analytics. Trabalho com as linguagens CSS, CSS3, HTML5, PHP e jQUERY.

Leia também

Câmara aprova liberação de imóvel para instalação da faculdade de medicina em Itapevi

Os vereadores de Itapevi aprovaram em sessão ordinária realizada remotamente, nesta terça-feira, dia 9 de …