Home / Jandira / Veja o que aconteceu na 11ª Sessão Ordinária de Jandira

Veja o que aconteceu na 11ª Sessão Ordinária de Jandira

Moção de Aplausos homenageia o Centro de Testagem e Aconselhamento de Jandira

A vereadora e proponente Camila Amorim afirmou que a homenagem visa reconhecer o relevante trabalho desenvolvido pelo CTA na área da saúde pública, além de destacar a conquista do prêmio concedido pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Estado de São Paulo

Com dez votos a favor, a Câmara Municipal de Jandira aprovou a Moção de Aplausos nº 13/26 durante a 11ª Sessão Ordinária, realizada no dia 14 de abril de 2026. Proposto pela vereadora Camila Amorim da Silva (PRD), a “Camila Amorim”, o texto pretende garantir reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) na saúde pública da cidade.

A autora lembrou ainda a conquista do prêmio concedido pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Estado de São Paulo, em razão do alcance das metas estabelecidas na primeira e segunda fases da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios de 2025.

Na ocasião, a parlamentar destacou o papel das profissionais Dra. Naomi Zilioli (médica), Katiuce Chirlhey Almeida Rezende (gestora, coordenadora, enfermeira e responsável técnica), Elena Maria Brandão (enfermeira), Maria Angélica Ferreira Santana (enfermeira) e Aparecida Viana Amorim (técnica de Enfermagem), que integram o setor e colaboraram para a conquista.

“O trabalho desenvolvido pelo CTA de Jandira é de extrema relevância para o município, contribuindo significativamente para a detecção precoce de casos, a interrupção da cadeia de transmissão da tuberculose e o cuidado integral com a população. A atuação incansável dos profissionais envolvidos evidencia o comprometimento com a vida, a prevenção e o bem-estar coletivo”, exaltou por intermédio do documento.

Os demais vereadores também expressaram apoio à concessão da honraria, aproveitando a oportunidade para parabenizar e elogiar a equipe, que marcou presença em plenário.

 

Vereador jandirense cobra concretagem do escadão situado entre a UBS e a creche do Jardim Brotinho

Autor do requerimento, Tikinho contou que, apesar do grande fluxo de pessoas, o escadão apresenta trechos sem pavimentação adequada; de acordo com o parlamentar, sua solicitação visa melhorar as condições de infraestrutura, limpeza e segurança no local

Tikinho

O plenário da Câmara Municipal de Jandira aprovou o requerimento nº 151/26 durante a 11ª Sessão Ordinária, em 14 de abril de 2026. Redigido pelo vereador Lucimar Henrique (Agir), o “Tikinho”, o texto pediu à Prefeitura a concretagem do escadão no acesso localizado entre a UBS (Unidade Básica de Saúde) e a creche do Jardim Brotinho.

Tikinho argumentou que o escadão possui grande circulação de pessoas, inclusive crianças, o que reforça a necessidade de intervenções. “Atualmente, o local apresenta trechos sem pavimentação adequada. A concretagem do espaço proporcionará melhores condições de mobilidade, acessibilidade e segurança para todos”, defendeu o parlamentar.

Com a passagem pela Casa de Leis, o assunto foi remetido para a avaliação do Poder Executivo.

 

Parlamentar sugere implantação de um Polo de Empregabilidade Inclusiva em Jandira

Segundo Pastor Gilson, a iniciativa é um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, acessível e igualitária; na ocasião, o vereador pediu ainda a ampliação do Prêmio “Projeto Pedagógico Professor Excelência”, de modo a contemplar também os professores contratados por processo seletivo

Pastor Gilson

Na 11ª Sessão Ordinária de 14 de abril de 2026, a Câmara Municipal de Jandira aprovou dois requerimentos de autoria do vereador Gilson Rodrigues de Souza (PP), o “Pastor Gilson”. No primeiro deles, de número 146/26, o parlamentar reivindicou à Prefeitura as providências necessárias para a implantação de um Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no município, em parceria com o Programa Estadual Meu Emprego Inclusivo.

Para Pastor Gilson, a medida é um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, acessível e igualitária. “A implantação de um Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), em Jandira, permitirá que o município conte com uma estrutura dedicada ao atendimento das pessoas com deficiência, oferecendo orientação profissional, apoio na elaboração de currículos, preparação para entrevistas, encaminhamento para vagas de emprego e cursos de qualificação”, frisou em sua justificativa.

O referido polo, segundo o proponente, também é responsável por auxiliar na emissão do laudo de funcionalidade – documento importante para o cumprimento da Lei de Cotas, ampliando o acesso às oportunidades formais de trabalho. “Outro ponto relevante é o suporte oferecido às empresas, que passam a contar com apoio técnico para recrutamento, seleção e adaptação de ambientes de trabalho, além de ações de sensibilização”, complementou ainda.

Já o requerimento nº 147/26 recomendou a ampliação do alcance do Prêmio “Projeto Pedagógico Professor Excelência – Melhores Práticas de Ensino”, instituído pela Lei Municipal nº 2.285, de 27 de novembro de 2019.

Na prática, a solicitação pretende incluir professores contratados por meio de processo seletivo (contratos temporários), assim como outras formas de vínculo que não estejam contempladas pela legislação atualmente, visando valorizar e incentivar práticas pedagógicas de destaque na rede municipal.

 

Requerimento reitera questionamentos sobre a instalação de Lotérica ou agência bancária no Jardim Gabriela

Com subscrição dos vereadores Fábio Betera, Camila Amorim e Markinhos, o texto alertou que, apesar do número expressivo de comércios e habitantes, a região ainda não conta com serviços bancários; na data, Betera também cobrou a retomada do atendimento presencial na agência da Sabesp, situada na região central de Jandira

Fábio Camilo dos Santos

O requerimento nº 148/26 passou pelo plenário da Câmara Municipal de Jandira na 11ª Sessão Ordinária, acontecida no dia 14 de abril de 2026. O documento requisitou ao Poder Executivo informações sobre a possibilidade de instalação de Casa Lotérica ou agência bancária no Jardim Gabriela.

Reapresentado pelo vereador Fábio Camilo dos Santos (PT), o texto contou também com a subscrição dos vereadores Camila Amorim da Silva (PRD), a “Camila Amorim”, e Marcos Danilo de Sousa (PL), o “Markinhos” – como forma de dar mais força à demanda.

Os requerentes afirmaram que o bairro tem um número expressivo de comerciantes e moradores, que precisam se deslocar até o centro para terem acesso a serviços bancários. “A instalação de uma unidade de Casa Lotérica e/ou agência bancária irá descentralizar e desafogar a demanda de serviços nas agências da região central do município, reduzindo as filas gigantescas”, acrescentaram.

Na mesma sessão, Fábio Betera assistiu à aprovação de seu requerimento nº 149/26, pelo qual indicou à Prefeitura a viabilização, junto à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), da reabertura do atendimento presencial aos clientes na agência do centro da cidade. “A locomoção dos munícipes para usufruir dos serviços em sala provisória localizada no bairro Jardim Novo Horizonte gera mais custos para os usuários, comprometendo as finanças das famílias”, relatou.

O parlamentar afirmou ainda que sua solicitação atende ao apelo de centenas de cidadãos, que reclamam do encaminhamento frequente para plataformas digitais ao buscarem atendimento presencial. Neste caso, Betera lembrou na tribuna que muitas dessas pessoas são idosas e não têm familiaridade ou acesso a recursos tecnológicos.

 

Presidente do Legislativo jandirense pede implementação de faixa de pedestre e sinalização na Via Expressa Mauri Sebastião Barufi

Para Silvio Cabeleireiro, as medidas devem proporcionar mais segurança ao trânsito, facilitando a vida dos pedestres e diminuindo o risco de acidentes no local; no mesmo dia, o vereador também indicou a construção de um escadão entre as ruas Itajubá e Itapeva, no Parque Nova Jandira

Silvio Cabeleireiro

O vereador e presidente da Casa de Leis, Silvair Soares de Brito (PP), o “Silvio Cabeleireiro”, colocou dois requerimentos em discussão na 11ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Jandira, ocorrida no dia 14 de abril de 2026. Por intermédio do documento nº 135/26, o parlamentar solicitou à Prefeitura a realização de estudos para implementação de faixa de pedestres e sinalização na Via Expressa Mauri Sebastião Barufi, na altura do número 38, no Jardim Jandira.

Como justificativa, Silvio Cabeleireiro salientou que as medidas devem garantir mais segurança aos pedestres, diminuindo o risco de acidentes no local. “Essa avenida é uma via de intenso movimento ao longo do dia, com muitos comércios e, consequentemente, pedestres que se arriscam atravessando em meio ao trânsito”, apontou ainda.

Por sua vez, seu requerimento nº 136/26 sugeriu a construção de um escadão entre a Rua Itajubá, na altura do número 75, e a Rua Itapeva, no Parque Nova Jandira. Neste caso, o autor explicou que a intervenção busca proporcionar mais conforto, acessibilidade e segurança aos moradores da região.

Sobre Redação

Leia também

Trecho Oeste do Rodoanel deve ter movimento superior a 1 milhão de veículos durante Operação Tiradentes

Confira os horários de fluxo mais intenso durante este feriado A concessionária RodoAnel Oeste, uma …