Home / Barueri / “Africanidade” dá medalha de ouro a Barueri nos Jogos Campeões da Vida

“Africanidade” dá medalha de ouro a Barueri nos Jogos Campeões da Vida

Começou no último sábado, dia 12, em diversos polos esportivos de São Bernardo do Campo, a quarta edição dos Jogos Campeões da Vida 2023 (Jocavi). A competição reúne cerca de 1.800 atletas maiores de 60 anos em 20 modalidades. Participam 15 municípios da Grande São Paulo e do Litoral. 

Barueri conquistou uma medalha de ouro logo no primeiro dia de disputa com a  coreografia “Africanidade”, idealizada por Marcos Boniolo. Ele é assistido por Fátima Minute; ambos são professores de Educação Física do Parque da Maturidade, administrado pela Secretaria da Família de Barueri (Sefam). A medalha de prata ficou com Osasco e a de bronze com a dona da casa. 

“Essa coreografia mostra movimentos inspirados em danças africanas e brasileiras, exaltando a cultura do povo preto de todo o mundo, principalmente do Brasil, que sofre com a discriminação e a falta de oportunidades, mas sempre supera as dificuldades com sua força, fé e coragem”, revela Marcos Boniolo. 

“Estamos ensaiando desde janeiro deste ano. Já tínhamos conseguido um quarto lugar com essa mesma coreografia na fase regional dos JOMI (Jogos da Melhor Idade) em abril em São Bernardo. Temos ainda três competições neste ano”, complementa Boniolo, que elabora uma coreografia nova a cada ano.  

O grupo de dança do Parque da Maturidade existe há mais de 15 anos e já conquistou diversas medalhas e troféus. Os ensaios ocorrem de duas a três vezes por semana. “A gente se cansa um pouquinho, mas vale a pena, principalmente quando a gente volta com um prêmio”, conta Mercedez Vidic, de 77 anos, integrante do grupo desde o início. 

Igualmente pioneiro, Pedro Gonçalves, o “Pedrinho Vila Porto,” de 78 anos, se mostra incansável. “Participo da coreografia e da dança de salão. Tenho mais de 80 medalhas de ouro e prata conquistadas”, orgulha-se. Pedrinho é um dos fundadores da escola de samba Oba Oba, de Barueri.  

Dançarinos de ouro 

Cecília da Conceição A. de Paula; 

Cláudio Montija Elias; 

Iraci Alexandre G. Souza; 

Maria de Nazaré Pavani; 

Maria José de Souza; 

Maria Ap. Santana Vieira; 

Mercedez Paulo Vidic; 

Pedro Ap. Gonçalves da Silva;  

Stael de Fátima Santana; 

Sueli Moraes Apolinário de Oliveira. 

Sobre Redação

Leia também

Já atualizou a vacina do seu pet?

A Prefeitura de Barueri mantém um posto fixo de vacinação contra a raiva em cães …