Home / Santana de Parnaíba / Arraiá da SDPD ocorre novamente com grande participação popular

Arraiá da SDPD ocorre novamente com grande participação popular

Tradicionalmente realizado em junho, o Arraiá da SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência) ocorreu no sábado, dia 15, em razão das obras na sede, que duraram vários meses. O evento contou com o apoio da Apae Barueri (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), do IPB (Instituto Paralímpico de Barueri) e do Empório Mães Cuidadoras, da Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) de Barueri. 

Houve muita animação no bingo e nas barracas de brincadeiras, comidas e bebidas típicas e, pela segunda vez, um estande de demonstração da bocha adaptada, modalidade muito praticada em Barueri. Caio Oliveira, o técnico da equipe, explicou o objetivo. “Temos 60 participantes entre atletas e membros da comissão técnica. Pretendemos ampliar para 80, com a inclusão da categoria kids“, almeja.   

Vários atletas, dentre eles Leandro Kdeira (precursor da modalidade em Barueri), estavam lá pra “competir” com os frequentadores. “Barueri tem 20 atletas federados (10 homens e 10 mulheres). Uma delas está na seleção brasileira e temos dois integrantes na comissão técnica”, arremata Caio. 

Quadrilha inclusiva 

As vans da SDPD não paravam de trazer os usuários e familiares, que depois foram para a tradicional quadrilha inclusiva. “Conseguimos fazer dois ensaios, mas apareceu muito mais gente. Foi uma boa surpresa”, diz Adriana Leal, que organiza a dança há anos. 

“Frequento a festa há vários anos. É muito bom pra nós todos”, revela Maria Aparecida de Lima, mãe de Vanessa, aluna do Centro de Artes da SDPD. Maria Pedro Menezes Moraes, tia do atendido Avalmar, também é frequentadora assídua. “Aqui a gente se diverte junto com os familiares. Vale muito a pena”, conta. Ambas as famílias vieram com vários outros integrantes ao Arraiá. 

Carlos Roberto da Silva (prof. Carlinhos), Secretário da SDPD, gostou do resultado. “A cada ano as famílias e a população estão participando mais do nosso Arraiá. Isso me deixa muito feliz, pois a inclusão está acontecendo em todas as esferas, graças ao nosso governo, que não mede esforços para que o nosso trabalho aconteça e atinja cada vez mais famílias”, avalia. “Aproveito o ensejo para parabenizar toda a nossa equipe da Secretaria, que faz todos os anos a festa ser este sucesso”, conclui. 

Música de vários gêneros 

A música sertaneja ficou por conta da dupla Rubens e Robson, moradores da cidade. Eles tiveram o apoio de Célio Nunes nos vocais. “Somos voluntários aqui há vários anos. Queremos continuar colaborando para o sucesso dessa festa e também da SDPD”, afirma Robson Alvarenga. 

O piseiro agitou a todos com o Magnata do Forró, morador do Parque Viana. Ele cantou vários sucessos desse ritmo que está fazendo sucesso em todo o Brasil. “É a primeira vez que sou convidado. Foi uma honra pra mim mostrar um pouco do meu trabalho e ajudar a animar essa festa”, afirmou ele, que mesmo sem pedir, ganhou o apoio de Josemar, aluno da SDPD, no back vocal. 

E também teve samba. A pista ficou pequena para o número de foliões. A bateria Ritmo Ousado, da escola de samba Cadência Paulista, do Jardim Silveira, encerrou o evento com chave de ouro tocando sucessos de várias épocas. Além do Rei Momo e de uma passista da escola de samba Oba Oba, compareceram dois passistas da escola de samba Pérola Negra, da Capital. “Participamos todos os anos dessa festa, assim como eles participam da nossa. Temos uma ala com cerca de 100 pessoas da SDPD”, revela Júlio César Ferreira, presidente da Cadência Paulista. 

Sobre Redação

Leia também

Prefeitura de Santana de Parnaíba implanta programa para consolidar eficiência no atendimento ao cidadão

A Prefeitura de Santana de Parnaíba apresentou na última quinta-feira (4/4) o programa Governo Eficaz, …