Home / Barueri / Banda Cucamonga lança o álbum “Jazz Dixieland com Sotaque Tupiniquim” em show gratuito em Barueri no dia 30 de setembro

Banda Cucamonga lança o álbum “Jazz Dixieland com Sotaque Tupiniquim” em show gratuito em Barueri no dia 30 de setembro

Uma explosão de alegria, improviso e criatividade. Assim é “Jazz Dixieland com Sotaque Tupiniquim”, álbum que Banda Cucamonga lançará no dia 30 de setembro, às 19 horas, em show gratuito na Praça das Artes, em Barueri. Com uma proposta ousada e contagiante, o disco funde o espírito do jazz tradicional americano com sotaques tropicais e referências genuinamente brasileiras, em uma celebração sonora que é, ao mesmo tempo, brincadeira e reverência.

Esse encontro musical entre as ruas pulsantes de New Orleans e a riqueza rítmica e cultural do Brasil, reúne em seu repertório improvisações intensas, cores festivas e uma sonoridade plural, marcada por instrumentos icônicos como trompete, clarinete, sousafone, banjo e washboard (a clássica tábua de lavar que virou instrumento percussivo). O resultado é um álbum que diverte, emociona e surpreende, uma verdadeira festa onde o jazz de raiz ganha novas roupagens com gingado brasileiro.

Jazz Dixieland com Sotaque Tupiniquim é uma síntese do espírito coletivo do grupo: um projeto livre, inventivo e espontâneo. Tudo foi criado no momento, sem escrever uma única partitura. Essa escolha por um processo 100% intuitivo e colaborativo reforça a pulsação orgânica do álbum, onde cada faixa soa como se estivesse sendo tocada ali, ao vivo, no meio da rua, em algum ponto imaginário entre o Pelourinho e o French Quarter.

Para marcar o lançamento, a Banda Cucamonga está em turnê por São Paulo desde o dia 15 de setembro, com shows confirmados na capital, litoral e interior. Com performances cheias de energia, figurinos irreverentes e interações com o público, os shows prometem ser uma extensão viva do álbum — onde a liberdade do improviso se encontra com a vibração das festas populares brasileiras.

Além de homenagear as origens do jazz, o álbum também é um marco na trajetória da própria Banda Cucamonga. O nome do grupo é inspirado em uma gíria inventada para expressar momentos de iluminação criativa (“tipo um eureka!”), que define bem o tom da obra: espontaneidade, ousadia e uma boa dose de irreverência. O projeto foi realizado pela Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, CULT SP, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

SERVIÇO – SHOW DE LANÇAMENTO CUCAMONGA

Data e horário: 30 de setembro, às 19 horas

Local: Praça das Artes – Rua MInistro Rafael de Barros Monteiro, 255 – Jd. dos Camargos

Espetáculo gratuito

 

REPERTÓRIO (faixas autorais e inéditas)

  1. Corjass
  2. Corda Bamba
  3. Brues com R
  4. Oito, 4 ou meia
  5. Dona SIriema
  6. Melgreen
  7. Chegança
  8. Gui
  9. Mr. Guga
  10. Tupiniquim

Faixas Bônus:

  1. Circus
  2. St. Inês

 

FICHA TÉCNICA 

Produção musical: Banda Cucamonga

Composição e Arranjos: Banda Cucamonga

Direção Artística: Banda Cucamonga

Gravação e Mixagem: Adonias Jr. – Estúdio Arsis

Masterização: Adonias Jr.  – Estúdio Arsis

Coordenação de Produção: João Gomes de Sá e Banda Cucamonga

Design Gráfico / Capa: Raro de Oliveira

Fotografia: José de Holanda

 

 Banda Cucamonga

Trompete – Mesaac Brito

Clarinete – Marcos Lúcio

Banjo – Fernando Thomé

Tuba/ Souzafone – José Renato

Washboard: Ricardo Reis

Letras – João Gomes de Sá

Coro de vozes  – Banda Cucamonga

 

 

REDES SOCIAIS:

YOUTUBE: https://www.youtube.com/@bandacucamongaoficial

INSTAGRAM: @bandacucamonga

Sobre Redação

Leia também

Barueri alerta que os cuidados contra a febre maculosa devem ser constantes

A Semana de Mobilização contra a Febre Maculosa Brasileira, realizada entre os dias 18 e …