Home / Barueri / Barueri possui um dos três melhores institutos de previdência do Brasil

Barueri possui um dos três melhores institutos de previdência do Brasil

O Ministério da Previdência Social divulgou neste mês mais um resultado final consolidado referente ao Índice de Situação Previdenciária (ISP) dos 2.143 institutos de RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), do qual Barueri faz parte por meio do Ipresb (Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Barueri). 

“O objetivo desta classificação é promover a visibilidade da situação do sistema de previdência dos servidores públicos de todo Brasil, bem como fornece critérios objetivos de comparabilidade entre os RPPSs, possibilitando o controle social e o incentivo às boas práticas governamentais nos institutos”, revela Weber Seragini, o presidente do Ipresb. 

“Trata-se de um instrumento fundamental na gestão voltada a resultados, pois possibilita uma aferição mais precisa da qualidade da gestão ao traduzi-la em termos qualitativos e evidencia de forma mais clara a atual relação custo/benefício existente entre o esforço organizacional empreendido e o resultado alcançado e viabiliza o exercício de projeções futuras a partir de tendências reveladas pelos índices que venham a compor o modelo”, complementa ele. 

O Ipresb obteve conceito de excelência “A” em todos os indicadores:
– Classificação atuarial;

– Classificação da gestão e transparência;

– Classificação em cobertura previdenciária;

– Classificação em finanças e liquidez;

– Índice de acumulação de recursos;

– Índice de envios de informações;

– Índice de gestão;

– Índice de regularidade;

– Índice de suficiência financeira.  

·         

Vale lembrar que apenas dois outros municípios além de Barueri conquistaram o grau máximo: Recife (PE) e Ubatuba (SP).  

“Barueri segue como uma referência nacional na gestão previdenciária, uma vez que já havia conquistado a classificação A em todos os indicadores desde a última edição. Em maio deste ano, uma comitiva de profissionais de diversos RPPSs do estado do Piauí esteve em Barueri para conhecer a sua estrutura, governança e programas que consolidam a classificação A em todos os indicadores”, orgulha-se Seragini.  

Confira os resultados completos AQUI. 

 

Sobre o RPPS 

O Regime Próprio de Previdência Social é uma modalidade exclusiva para servidores públicos efetivos e seus dependentes prevista no artigo 40 da Constituição Federal. Sua criação é facultada aos municípios, estados, Distrito Federal e União.  

Seu objetivo é organizar e administrar os benefícios pagos pelo ente estatal. Uma vantagem para o trabalhador em relação ao RGPS (Regime Geral da Previdência Social) é que as aposentadorias e pensões pagas pelos RPPSs são muito mais próximas aos valores de contribuição na ativa.  

Sobre Redação

Leia também

Segunda semana do Arraiá começa com Léo Santana na quinta, 20

Abrindo a segunda semana de shows do Arraiá de Barueri, a Prefeitura, por meio da …