Home / Barueri / Caminhada Inclusiva mobiliza famílias em prol da conscientização
Caminhada Inclusiva mobiliza famílias em prol da conscientização

Caminhada Inclusiva mobiliza famílias em prol da conscientização

O Parque Municipal Dom José, no sábado (dia 30), recebeu centenas de famílias que se reuniram na 5ª edição da Caminha Inclusiva. O encontro teve o objetivo de dar visibilidade à causa da pessoa com deficiência e assim garantir a sua plena inclusão.

A Caminhada Inclusiva, organizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) e pelo Grupo de Mães de Pessoas com Deficiência, conta com o apoio das organizações Apae Barueri, Instituto Barueri Paraolímpico e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O evento, além de levar muita diversão e ações culturais, emocionou o público presente, que pode matar a saudade do encontro, adiado por dois anos devido a pandemia.

Caminhada Inclusiva mobiliza famílias em prol da conscientização

 “A caminhada fez muita falta nesses dois anos. Aqui nos sentimos acolhidas e a conscientização é tão necessária. A união não só de mães, mas de profissionais incríveis e pessoas engajadas. São verdadeiros anjos”, conta emocionada a dona de casa Analice Vieira, mãe de Kezia Amanda Vieira, de 16 anos, que tem deficiência intelectual.

Menos preconceito e mais apoio

“Acho muito importante que as pessoas passem a enxergar os nossos filhos. Ainda tem muita gente que faz pouco caso e que discrimina. Barueri é uma cidade diferenciada, que oferece muito apoio para os nossos filhos com deficiência”, compartilha Lilian Rose de Carvalho, mãe de Beatriz Romanini, de 9 anos, que tem autismo e foi beneficiada com ações promovidas pela SDPD, como atendimento domiciliar e atividades esportivas e aquáticas.

Inclusão e acolhimento

A notícia de receber um diagnóstico de um filho com deficiência é impactante. As dúvidas e inseguranças chegam à tona, mas quando você encontra apoio logo no início da descoberta, principalmente dos setores públicos, faz toda a diferença no desenvolvimento da criança com deficiência.

 “A importância do acolhimento dado à família, e principalmente o apoio que a Prefeitura de Barueri e outros órgãos dão, é fundamental para garantir a inclusão. Ter esse tipo de amparo desde o início é essencial”, conta a mãe do pequenino Benjamim Jacob Aquino de Oliveira, de um ano e 5 meses e que tem síndrome de Down, acompanhado pela Apae e em breve contará com a assistência dada também pela SDPD.

Unidos pela inclusão

Na ocasião da Caminhada, è frente do Grupo de Mães com deficiência há 10 anos, a artista plástica Márcia Bueno agradeceu a presença das famílias.

 “A presença de vocês é o maior presente. Agradeço o empenho de todos que acreditam que é possível uma sociedade mais inclusiva”, disse Márcia.

“Essa caminhada veio com o objetivo de fortalecer mães e pais de pessoas com deficiência. Estamos todos unidos para oferecer mais qualidade vida para essas famílias, que sempre podem contar tanto com o apoio da Prefeitura, que não mede esforços, quanto de diversos parceiros engajados pela mesma causa”, declarou o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos).

Sobre Redação

Leia também

Banda da GCM apresenta Projeto Musicalizando na Emef Professor Alcino

Na tarde de quinta-feira, dia 9, alunos da Emef Prof. Alcino Francisco de Souza, no …