Home / Saúde / Campanha de vacinação contra gripe em Barueri começa dia 4 de maio

Campanha de vacinação contra gripe em Barueri começa dia 4 de maio

Campanha de vacinacão contra gripe

A Secretaria de Saúde de Barueri realizará a partir do dia 4 de maio a 17ª Campanha de Vacinação contra Influenza (Gripe) em vários postos, tanto volantes quanto fixos. A ação será realizada até 22 de maio, sendo 9 de maio o dia da mobilização nacional.

A campanha envolverá profissionais de todas as Unidades Básicas de Saúde, vacinando adultos com 60 anos ou mais, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Importância da imunização
Durante a apresentação da campanha, o ministro Arthur Chioro destacou a importância da ampliação da vacina ao público infantil e ressaltou que apesar das diferenças climáticas no país, as recomendações para prevenção da gripe são mesmas para todas as regiões. “É importante manter os hábitos saudáveis de higiene, como lavar as mãos sempre e manter os ambientes arejados.”

A imunização causa reações geralmente leves, como dor ou discreta inflamação no local da aplicação, além de mal-estar e febrícula, dores e vermelhidão no local de aplicação e mialgia. Porém, vale destacar que a vacina não causa gripe, já que essa é composta por fragmentos inativados do vírus.

METAS EM BARUERI

• Idosos com 60 anos ou mais de idade: 17.643
• 6 meses a 4 anos de idade: 19.202
• Gestantes: 4.341
• Puérperas (até 45 dias): 714
• Trabalhadores da saúde: 6.845
• Pessoas com comorbidades: 11.457
• TOTAL: 60.202 pessoas

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Postos volantes:
Aldeia da Serra: Condomínio Morada dos Pássaros – apenas no dia 9 de maio (sábado), das 10h às 16h
Alpha Shopping: Centro Comercial de Alphaville – apenas no dia 9 de maio (sábado), das 10h às 16h

Postos fixos:
16 Unidades Básicas de Saúde: de segunda a sexta, nos horários normais de atendimento
Unip Campus Alphaville/Clínica de Saúde da Unip: de segunda a sexta, das 8h às 13h
18 do Forte – Santana de Parnaíba – Solar Ville Garaude: de segunda a sexta, das 9h às 17h (no sábado, 26, também haverá vacinação, apenas nos idosos

Influenza (Gripe)
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, e é um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar (transmissão direta) ou através das mãos ou objetos contaminados (transmissão indireta), quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

O objetivo dessa ação é reduzir a mortalidade, as complicações e as intervenções decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

______________
Letícia Fortino
24/04/2015
Crédito da foto: PMB Divulgação

Sobre Administrador

Sou Desenvolvedor Front end, trabalho com desenvolvimento de Websites, SEO, e layout. Criação de e-mail marketing e peças gráficas , análise e acompanhamento de seus resultados. Mensuração de resultados via Google Analytics. Trabalho com as linguagens CSS, CSS3, HTML5, PHP e jQUERY.

Leia também

Instituto de Atenção Básica e Avançada de Saúde, no Jardim Paulista, tem UBS 24 horas

A semana começou com uma importante entrega na área da saúde à população de Barueri. Na tarde …