No último dia 08 de agosto, Camila Godoi, candidata à Prefeitura de Itapevi, se reuniu com a Deputada Estadual Andréa Werner para discutir estratégias de inclusão e melhorias nas políticas públicas para pessoas com deficiência na cidade. O evento marcou um importante passo na construção de um governo mais participativo e inclusivo, com Camila reforçando seu compromisso de criar uma Secretaria da Pessoa com Deficiência e um Centro TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Durante o encontro, Camila agradeceu a presença da Deputada Andréa Werner, destacando o trabalho essencial que ela vem realizando por meio de seu Gabinete da Inclusão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). “A André é uma grande inspiração e quando montamos nosso plano de governo fizemos questão de ouvir o povo de Itapevi para criar soluções para o que falta na cidade. Infelizmente temos pouca ou nenhuma assistência para as pessoas com deficiência, é somente o CAPS e a APAE. Precisamos incluir, essa é a palavra”, afirmou Camila.
Ela destacou a importância de ampliar o atendimento especializado nas escolas, mencionando que atualmente nas salas de aula os agentes de inclusão atendem cerca de seis crianças e desta forma não conseguem oferecer o suporte necessário para o pleno desenvolvimento delas, além disso muitos munícipes precisam ir para outras cidades para conseguir os tratamentos necessários. “Temos o compromisso de criar a Secretaria da Pessoa com Deficiência e suas famílias, que será fundamental. As pessoas não podem mais ir para cidades vizinhas em busca de atendimento para seus entes queridos”, declarou.
Camila também anunciou planos para criar um Centro TEA em Itapevi, com o objetivo de acolher e orientar as famílias de pessoas com autismo. “Atualmente temos um grupo chamado Mães Azuis, que é uma Ong para se apoiarem, acolherem e procurar direcionamentos com seus casos. Sei da luta de cada mãe e pai, cada família que precisa que a inclusão seja uma realidade. Como mãe e professora, quero que todas as mães de nossa cidade tenham o direito de matricular seus filhos em escolas de referência, que vejam eles se desenvolverem”, disse Camila. Ela enfatizou que é necessário levar amor às estruturas educacionais e de saúde da cidade, tornando-as verdadeiramente inclusivas e acessíveis.
A Deputada Estadual Andréa Werner, que é autista e mãe de um filho autista de grau 3 de suporte, destacou a importância de ter líderes comprometidos com a inclusão. “Camila é uma pessoa que, logo que conheci, percebi que é do bem, que trabalha de verdade. A inclusão é algo possível quando se há vontade política e investimentos. Quando as leis são respeitadas e as adaptações feitas com base na ciência”, afirmou.
Ao final do encontro, Camila reforçou sua missão de transformar Itapevi em uma cidade modelo em inclusão e acessibilidade. “A inclusão se faz com amor e empatia pelo próximo. Vamos trabalhar muitos dias e muitas noites para que nossa saúde seja melhor, nossa educação seja de excelência, e que nossos servidores não sejam mais sobrecarregados”, concluiu.
Matéria por:Gislyene de Souza Bruno