Home / Educação / Confira 5 dicas de planejamento para quem vai prestar vestibular no fim do ano

Confira 5 dicas de planejamento para quem vai prestar vestibular no fim do ano

Conhecer a universidade ou instituto, entender o tipo de prova e realizar a leitura obrigatória são algumas atitudes que fazem a diferença

Uma boa organização no início do ano letivo pode fazer a diferença no vestibular. Neste ano, ao menos 438 mil alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio na rede estadual de São Paulo participarão de alguma seleção de acesso à universidade em julho ou dezembro. Até agora os calendários ainda não foram divulgados oficialmente. Mas seja pública ou privada, o planejamento deve começar desde já. Veja cinco dicas para começar a maratona:

  • Pesquise informações sobre as universidades: escolher as escolas de interesse é o primeiro passo para poder ficar de olho no calendário e não perder nenhuma data, como pedidos de isenção, inscrição e pagamento. A pesquisa também é importante para entender os modos de ingresso e para quais provas se preparar. Algumas instituições públicas, como a USP, oferecem vagas pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada) com a nota do ENEM, além de realizar processo seletivo próprio.
  • Entenda as provas: Cada processo seletivo cobra competências específicas e tem características próprias. Entender como funcionam ajuda na hora de selecionar o que estudar e como alcançar a resposta correta da forma mais fácil.
  • Planeje a leitura obrigatória ao longo do ano: a lista de livros pedidos são longas e cobram atenção especial do candidato. E cuidado! As listas são diferentes e podem ser consultadas no site da Fuvest e da Comvest, fundações que organizam o processo seletivo da USP e Unicamp, respectivamente.
  • Encontre o melhor método de estudos: Irá fazer cursinho, estudar online ou sozinho? Qualquer que seja a alternativa encontrada, é sempre importante levar em conta as matérias de maior dificuldade. Revise sempre em casa o conteúdo trabalhado em sala de aula e lembre da importância de um dia de descanso na semana para manter mente e corpo saudáveis.
  • Utilize formas dinâmicas de estudo: Criar grupos com os amigos, ver filmes e documentários que retomem conteúdos estudados ou criar novas táticas de memorização podem ser maneiras divertidas e alternativas para aprender a matéria. A técnica ajuda a fixação e a relembrar o assunto mais tarde.

Sobre rodrigo

Leia também

Professor Rafael defende construção de escola na macrorregião de Amador Bueno

Na sessão ordinária desta terça-feira, 9, o vereador e presidente da Câmara, Professor Rafael (Pode), …