Home / Barueri / Defesa Civil apresenta programa Agentes Multiplicadores a novas turmas da rede

Defesa Civil apresenta programa Agentes Multiplicadores a novas turmas da rede

Foi realizada entre 1 e 7 deste mês de junho, em cinco escolas da rede municipal de Ensino Fundamental (de 5º a 9º ano), a abertura do programa Agentes Multiplicadores de Proteção e Defesa Civil 2023, da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), que atua em parceria com a Secretaria de Educação. O cronograma terá palestras até o mês de outubro deste ano. A formatura ocorrerá no dia 22 de novembro, com entrega de certificados aos novos estudantes.

O programa tem como objetivos formar agentes multiplicadores no trabalho de prevenção, promovendo a inserção de conteúdos sobre defesa civil e dos órgãos emergenciais, alertas de importância para o aumento da percepção de riscos, com informações e cuidados que devem ser tomados na prevenção de desastres.

Desenvolvido desde 2014, Barueri já formou 1.280 agentes multiplicadores de proteção e defesa civil em escolas da rede municipal. O programa tem duração de 180 dias e aborda 18 temas em conjunto com várias Secretarias municipais (redução de riscos e desastres, noções de primeiros socorros, como agir em caso de incêndios, problemas relacionados ao lixo, cerol e linha chilena/balões, principais causas de acidentes de trânsito, Infecções Sexualmente Transmissíveis, gravidez precoce e bullying).

Atividades externas

O cronograma prevê ainda quatro atividades externas. Na quarta-feira, 7, integrantes do programa Agentes Multiplicadores de Proteção e Defesa Civil participaram do lançamento da campanha “São Paulo sem Fogo”, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Além desse evento, os estudantes visitarão a Cooperyara, no Jardim dos Altos, a Área do Russo do Parque Ecológico de Barueri, em Alphaville, e o Batalhão Cel. Edson Santos da Silva, na SSUDS (Jardim dos Camargos).

Defesa Civil Somos Todos Nós

Durante os eventos de apresentação e introdução ao programa “Agentes Multiplicadores”, os alunos repetiram em voz alta o slogan: Defesa Civil Somos Todos Nós! Vestiram coletes da Defesa Civil e entenderam que na escola se deve construir a consciência voltada para os interesses comunitários e para o espírito solidário, visando o bem-estar de todos. “Se tiver alguém precisando de primeiros-socorros, eu saberei ajudar. E também na minha família, se acontecer alguma coisa, poderei socorrer. Achei legal a questão da reciclagem, que ajuda o meio ambiente”, comentou Miguel Bryan Pinheiro de Lima, aluno do 7º ano da Emef Prof. José Domingos da Silveira, do Jardim São Vicente de Paula (bairro Mutinga).

Trabalho fantástico

Para a educadora Patrícia Victoria Smith, coordenadora da Emef Prof. José Domingos da Silveira, a iniciativa é maravilhosa. “Trabalho fantástico! Eu já conhecia de outra escola. É muito interessante. Vai melhorar a condição e o pensamento crítico dos alunos. O cronograma de atividades foi previamente pensado, tudo bem elaborado. O programa aborda temas que são relevantes para a nossa sociedade hoje em dia. É importante. Tenho fé que os alunos serão bons agentes multiplicadores”, declarou.

Arleno Marques / Secom

Sobre Redação

Leia também

Segunda semana do Arraiá começa com Léo Santana na quinta, 20

Abrindo a segunda semana de shows do Arraiá de Barueri, a Prefeitura, por meio da …