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Defesa Civil disponibiliza novo serviço de alertas à população

Desde o começo de setembro deste ano a Defesa Civil de Barueri, ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), está disponibilizando um novo recurso tecnológico: a Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). A ferramenta é utilizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, para manter a população informada acerca de riscos causados pelas intempéries.  

Aqueles que se cadastram no Idap recebem os alertas específicos para a região à qual lhes interessa, já que se baseiam no CEP informado. Esses alertas chegam por meio de SMS, Telegram, TV por assinatura, Google Alertas Públicos e, mais recentemente, pelo WhatsApp. E além de informar as condições climáticas para a região, também trazem orientações de como agir diante de cada situação. 

Barueri está entre as 180 instituições e cerca de 600 usuários, entre Estados e Municípios, cadastrados e capacitados para acessar a ferramenta e gerar informações prévias para prevenir desastres. 

De acordo com o coordenador adjunto de Proteção e Defesa Civil de Barueri, Robson Dias Pereira, “a tecnologia permite à Coordenadoria enviar alertas de SMS para toda a cidade ou locais selecionados dentro do limite do nosso município. O Alerta chega para todos os cidadãos que se cadastrarem em Barueri (qualquer CEP da cidade) de forma gratuita. E em breve serão disponibilizados alertas cell broadcast – Difusão Celular, que é um método de envio de mensagens para vários usuários de telefones móveis em uma área definida ao mesmo tempo”.
 
 

“Outra vantagem desse sistema é que os smartphones de uma determinada área apitam como se fossem sirenes mesmo que estejam nos modos ‘silencioso’ ou ‘não perturbe'”, complementa Robson.   

O objetivo é salvar vidas 

O Idap soma-se a outros mecanismos já utilizados pela Defesa Civil para emitir alertas. É o caso das redes sociais, por exemplo. “Estas devem manter um padrão para que a população possa entender que a origem do alerta foi da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O uso de redes sociais complementa o sistema SMS e dá à população a certeza da origem do alerta, além de diferenciar de qual órgão federativo esse alerta foi emitido (nacional, estadual ou municipal)”, explica o coordenador Robson. 

A ampliação desses mecanismos tem como principal objetivo salvar vidas, conforme reforça Robson, já que permite que a população se prepare e tome as medidas necessárias para se proteger da melhor forma possível. 

“O tempo faz toda a diferença para salvar vidas. Com esse sistema o cidadão recebe em minutos o alerta e a recomendação de como deve agir. O cidadão pode cadastrar quantos CEPs achar necessário (CEP da sua casa, do trabalho, da escola dos filhos, da casa dos pais no interior etc.). Toda vez que existir um alerta para uma região que o CEP cadastrado estiver localizado o cidadão recebe esse alerta por SMS. No caso do Telegram e do WhatsApp a pessoa precisa ter internet, por essa razão a melhor recomendação é o cadastro pelo SMS”, orienta.  

Como usar o serviço 

Para receber os alertas da Defesa Civil, basta enviar um SMS do celular para o número 40199, que é o da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Barueri. No assunto da mensagem deve conter o CEP para o qual a pessoa deseja receber alertas. A mensagem deve ter apenas os números, sem pontos ou carácteres especiais e também sem a palavra “CEP”. Logo em seguida retorna uma mensagem confirmando o cadastramento. Para receber alertas de outras localidades é necessário enviar uma mensagem para cada CEP. O serviço é gratuito. 

Para cancelar o recebimento de alertas de um determinado CEP é necessário enviar um SMS com a palavra ”SAIR” juntamente com o número do CEP. 

Caso queira receber alertas por meio dos outros aplicativos citados acima, acesse AQUI para obter as instruções. 

 

 

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Aliz Lambiazzi – 07/11/2024 

Crédito das fotos: 

Aliz Lambiazzi / Secom (tela SMS) 

Ana Carolina Guice / Secom (Centro de Monitoramento) 

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