Home / Barueri / Desafio das 12 semanas é realizado no Corpo de Bombeiros

Desafio das 12 semanas é realizado no Corpo de Bombeiros

O programa Desafio das 12 Semanas, da Secretaria da Mulher de Barueri, já começou com uma série de atividades de superação que vão além da perda de peso e que contribuem com o bem-estar emocional. Desta vez o grande desafio ocorreu na quarta-feira (dia 12) no 18º Grupamento de Bombeiros.  

 

Um circuito de oito estações foi preparado para as participantes com etapas que simularam alguns desafios enfrentados pelos bombeiros quando estão em ação.  

 

As meninas se dividiram em equipes e tiveram 10 minutos para cumprir cada exercício. Foram desafiadas a vestir o Equipamento de Proteção Individual (EPI) o mais rápido possível – fardamento que pode pesar até 20 kg. Simularam escaladas, ressuscitação cardiopulmonar, busca e resgate de pessoas que estão em escombros, ergueram bote salva-vidas, dentre outros treinamentos. 

 

Sororidade em campo 

A palavra sororidade significa, ao pé da letra, uma mulher que apoia a outra, e isso se encaixou nesse Desafio. Nas bases de treinamentos no Corpo de Bombeiros a lei é fazer cada etapa sempre em dupla, para ninguém ficar para atrás. As amigas “Franciscas” viveram a importância disso na prática. 

 

“Se eu estou no Desafio foi graças à minha amiga que me incentivou. Sozinha não viria e participar desses treinamentos hoje é muito desafiador, mas estou gostando bastante”, relata Francisca Milani Sampaio, cabeleireira.  

 

“A outra vez foi a minha amiga Milani que me trouxe para o Desafio, e desta vez eu que a incentivei. Eu quase desisti porque tenho um filho que tem problemas de saúde e parei de cuidar de mim. Participar é uma libertação”, disse a dona de casa Francisca Antoniza. 

 

É possível! 

A participante Eliane Cunha da Silva Santos, que fez a sua última sessão de radioterapia por causa de um tumor no rosto, fez questão de se inscrever no programa. 

 

“Veio na hora certa esse Desafio, contar com o incentivo da mulherada é muito bom. Estou achando maravilhoso participar, é possível fazer todos os exercícios e até que estou achando bem tranquilo”, afirma a pedagoga. 

 

“Muitas delas não conheciam nada sobre o Corpo de Bombeiros. Elas virem pra nossa casa e entenderem cada etapa de um resgate, por exemplo, agrega muito. Hoje elas saem com diferencial: o de multiplicar a importância desse trabalho”, disse a soldado do 18º grupamento de Bombeiros, Dania Roberta Fiches. 

Sobre Redação

Leia também

Já atualizou a vacina do seu pet?

A Prefeitura de Barueri mantém um posto fixo de vacinação contra a raiva em cães …