Home / Esportes e lazer / Em Barueri, Corrida de São Silveira chega à 41ª edição neste domingo
Largada do pelotão masculino na corrida de São Silveira, edição 2015 (foto: Bonny Vieira (dez.2015))

Em Barueri, Corrida de São Silveira chega à 41ª edição neste domingo

Largada do pelotão masculino na corrida de São Silveira, edição 2015 (foto: Bonny Vieira (dez.2015))
Largada do pelotão masculino na corrida de São Silveira, edição 2015 (foto: Bonny Vieira (dez.2015))

A tradicional corrida de São Silveira chega em sua 41ª edição, com cerca de 1.100 atletas brasileiros e internacionais, na manhã deste domingo, 18 de dezembro. No mesmo dia há também a caminhada, com participação de 400 pessoas. A largada acontece na avenida Fernão Dias Paes Leme (paralela a linha férrea da CPTM).

A primeira largada, para os atletas com deficiência, acontece às 7h55. Logo na sequência, às 8 horas, larga primeiro o pelotão masculino e na depois o feminino, cerca de três minutos depois. Por último, largam os participantes da caminhada.

A largada acontece na avenida Fernão Dias Paes Leme (paralela a linha férrea da CPTM), entre as estações de trem Jardim Belval e Jardim Silveira. O percurso total é de 8 mil metros para as corridas; e de 4 mil metros para a caminhada.

Desde 2001 os atletas utilizam chip eletrônico na prova barueriense. Com este equipamento, a organização da corrida tem uma mensuração exata do tempo de cada atleta, e a ordem de chegada não tem qualquer contestação. Este tipo de equipamento é o mesmo utilizado na tradicional corrida de São Silvestre, realizada em São Paulo no final do ano.

História

A São Silveira teve início com um desafio entre dois amigos. Trocando provocações bem humoradas, seu Agenor e Joaquim das Cabras apostaram uma caixa de refrigerantes numa breve corrida. A aposta foi feita na lanchonete El Toro, de Roberto Fernandes, em frente à estação do Jardim Silveira. A corrida seria daquele ponto até o Figueirão, em Jandira, voltando à lanchonete. Seu Agenor venceu a corrida, e o desafio acabou estimulando os comerciantes locais a criarem uma corrida.

No primeiro dia de janeiro de 1976 acontecia a primeira São Silveira, com o mesmo percurso. O grupo de comerciantes, principalmente Manolo, do depósito, Vitor, da eletrônica, e Roberto Fernandes, da lanchonete, bancou a premiação com medalhas.

No ano seguinte o percurso foi alterado, saindo da área central, ao lado da estação, passando pela avenida Washington Luiz até a avenida Brigadeiro Jordão e voltando ao ponto de partida pela rua Amélia Alexandre de Abreu.

Com a Lei 394, de 8 de dezembro de 1980, a prefeitura passou a organizar a corrida.

 

 

Sobre rodrigo

Leia também

Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza vídeo aulas sobre dicas de atividades físicas em casa

Com o objetivo de estimular os moradores a praticar exercícios físicos em casa, nesta semana …