Home / Barueri / Em julho, posto fixo de vacinação antirrábica abrirá em dois sábados com programação especial

Em julho, posto fixo de vacinação antirrábica abrirá em dois sábados com programação especial

No mês de julho, aproveitando o recesso escolar, a Secretaria de Saúde de Barueri, por meio do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), realizará um evento especial no posto fixo de vacinação antirrábica.  

Durante dois sábados, dias 13 e 27, das 9h às 16h, o posto abrirá para imunização de cães e gatos. A programação inclui também atividades lúdicas para a criançada, com desenhos, jogos, exposição de animais sinantrópicos (abelhas, aranhas, escorpiões etc.) e até a participação do gato Garfield. 

A ação será na sede do DTCZ, que fica na rua Anhanguera, 200, na Vila São Francisco. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4198-0424 e 4198-5679. No momento da vacinação o tutor do pet deverá preencher um termo de autorização que será entregue.  

Vacinação durante a semana 

O posto fixo de vacinação contra a raiva continuará funcionando normalmente durante a semana, às segundas, quartas e sextas-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h30, exceto feriados e pontos facultativos.  

Cães e gatos que já tenham tomado a vacina há um ano ou mais devem aproveitar a oportunidade. A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida às pessoas por meio da mordida ou arranhadura de cães e gatos infectados pelo vírus rábico. A imunização é essencial para a prevenção contra a doença. 

 
Recomendações  

A vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Fêmeas com prenhez (gestação) suspeita ou confirmada não devem ser vacinadas. 

 
Os cães devem ser conduzidos por pessoas responsáveis (maiores de idade) e com capacidade de conter o animal. Cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, e das raças “pit bull”, “rottweiler” e “mastim napolitano” (Lei Estadual 11.531, de 11 de novembro de 2003), devem utilizar focinheira apropriada. 

 

Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança. Não podem ser trazidos livremente, evitando acidentes e fuga do animal, pois o DTCZ fica próximo à linha de trem e à avenida principal. 

 

_ _ _ 

Aliz Lambiazzi – 27/06/2024 

Crédito das fotos: Beatriz Lucato / Secom 

Sobre Redação

Leia também

No Natal Solidário Realiza-Comunicale quem ajuda sai bem na foto

A produtora de vídeo Realiza Network e a agência de comunicação e RP Comunicale, ambas da região de …