Home / Barueri / Guarda Municipal realiza intercâmbio acadêmico com associação do Peru

Guarda Municipal realiza intercâmbio acadêmico com associação do Peru

A Guarda Civil Municipal de Barueri (GCM), vinculada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), realizou intercâmbio acadêmico com a Associação de Serenos del Perú (Asedep), que veio a Barueri ver como a cidade trabalha e levar conhecimentos para a guarda civil do seu país. O encerramento ocorreu no dia 27 de outubro, no auditório da SSUDS, em solenidade com a entrega de certificados a representantes de 10 regiões peruanas.  

Estiveram presentes, além do presidente da Asedep, Armando Jara Mendonza, autoridades de segurança e trânsito de Barueri, como o coronel Francisco Alves Cangerana, secretário-adjunto da SSUDS; o coronel Reinaldo Croco Neto, secretário-adjunto da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb); e o comandante da GCM, Marcus Aparecido Guedes Ramos. 

Passando conhecimento 

Foi a segunda visita da guarda civil peruana a Barueri. A primeira aconteceu no dia 20 de setembro de 2021 à então Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU). “Desta vez vieram para fazer um estágio e ver como funcionam os nossos segmentos, como: Canil, Rotam, grupos Tático de Motos e Ronda Escolar, Defesa Civil, Guardiã Maria da Penha e Guarda Ambiental. Tiveram instruções de primeiros-socorros, combate a incêndios e palestra sobre violência doméstica”, explicou Guedes. 

O comandante acrescentou que a delegação recebeu ainda instruções sobre abordagem, revista pessoal e treinamento de equipamentos menos letais. “Encerramos com instrução de manuseio e montagem e desmontagem de armamento. Nos sentimos extremamente lisonjeados por eles terem escolhido a Guarda Civil de Barueri para buscar esse conhecimento. Mostramos o que fazemos no nosso dia a dia”. 

Referência em segurança  

Para Armando Jara Mendonza, o treinamento foi muito bom. Um modelo para a guarda municipal do Peru, que não tem equipamentos e nenhum tipo de formação profissional. E que somente há um ano foi criada uma legislação que permite à guarda usar armamentos menos letais. “Barueri é uma referência internacional, uma das cidades mais seguras da história de São Paulo. Possui uma guarda municipal moderna, o prefeito investe em equipamentos e capacitação. Vamos levar essa experiência do intercâmbio para o Peru, às autoridades, aos políticos”, disse o presidente da Asedep, prometendo divulgar o nome de Barueri na XIX Cumbre Mundial de Comunicación Política, em Cancún (México), nos dias 4, 5 e 6 de dezembro deste ano. “Falarei de Barueri que capacitou los hermanos de Peru”, disse. 

Lembranças   

No final da cerimônia do intercâmbio acadêmico, o presidente da Asedep presenteou autoridades de Barueri com boné, camisa da seleção peruana, artesanatos e chalina – lembranças das regiões do seu país.  “Queremos que um grupo de guardas de Barueri vá participar um dia de um grande evento na República de Peru”, finalizou Armando Jara, acompanhado de representantes de regiões como Arequipa, Ancash, Cajamarca, Aiacucho, Lima, Piúra e Ucaiáli (fronteira com o Brasil).  

Sobre Redação

Leia também

Segunda semana do Arraiá começa com Léo Santana na quinta, 20

Abrindo a segunda semana de shows do Arraiá de Barueri, a Prefeitura, por meio da …