Home / Cidades / Ideia inovadora de Barueri é classificada mundialmente no Mayors Challenge 2016

Ideia inovadora de Barueri é classificada mundialmente no Mayors Challenge 2016

Fotos: Divulgação

2 - DSCF4847

Barueri avança na competição de ideias inovadoras do Mayors Challenge 2016, criada pela Bloomberg Philanthropies, para incentivar as cidades do mundo no desenvolvimento de ações ousadas e de superação de problemas urbanos e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. O objetivo também é prestigiar ideias que possam ser reproduzidas em outros locais.

A inscrição de Barueri partiu da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD). O projeto selecionado propõe inclusão social para pessoas com deficiência/desenvolvimento de mão de obra: Aumentar o acesso ao mercado de trabalho para pessoas com deficiência com a criação de uma rede física e virtual para melhorar a capacitação para o trabalho, analisar as condições dos locais de trabalho e prestar assistência técnica aos empregadores e candidatos a emprego.

O objetivo é promover a inserção dos deficientes no mercado de trabalho, ampliar a oferta de empregos e, com isso, promover, de fato, a inclusão. Inscrever-se na competição foi uma iniciativa para obter recursos financeiros e técnicos para a elaboração e efetivação do projeto.

Atualmente, a equipe da SDPD conta com o apoio de engenheiros da Universidade de São Carlos. A preparação para a fase final da competição contará com um treinamento especial em Bogotá (Colômbia), uma reunião de dois dias onde trabalhará com especialistas e cidades congêneres para melhorar ainda mais sua proposta.

A competição
Em 2016, o Mayors Challenge recebeu 290 inscrições de cidades da América Latina e Caribe. Foram 20 classificadas: Barueri (Brasil), Assunção (Paraguai), Bogotá (Colômbia), Cabo Haitiano (Haiti), Caracas (Venezuela), Corumbá (MT-Brasil), Curitiba (PR-Brasil), Estácion Central (Chile), Godoy Cruz (Argentina), Guadalajara (México), Kingston (Jamaica), Medellin (Colômbia), Milagro (Equador), Pudahuel (Chile), Rio de Janeiro (RJ-Brasil), Santiago (Comuna/Chile), São Paulo (SP-Brasil),  Tlalnepantia de Baz (México), Tuxila Gutiérrez (México) e Valdivia (Chile).

Os vencedores serão anunciados no mês de setembro. “As finalistas deste ano estão utilizando inovações para resolver necessidades concretas, claras e urgentes dos cidadãos, com grande ênfase em populações vulneráveis”, disse James Anderson, diretor dos programas de inovação governamental da Bloomberg Philanthropies.

1 - DSCN1154

Sobre rodrigo

Leia também

Últimas Indicações do vereador Cristovam são apresentadas na Câmara

Parlamentar de Carapicuíba faleceu no domingo (28), vítima de pneumonia Durante a 13ª Sessão Ordinária …