Home / Barueri / Inadimplência do consumidor cai em maio, mas ainda afeta 62,8 milhões, diz Serasa Experian

Inadimplência do consumidor cai em maio, mas ainda afeta 62,8 milhões, diz Serasa Experian

Comparado com 2018, índice teve crescimento de 2,2%; jovens da periferia fazem parte do grupo com maior representatividade entre os inadimplentes

São Paulo, 4 de julho de 2018 – Segundo estudo da Serasa Experian, em maio de 2019, o Brasil registrou um total de 62,8 milhões de consumidores inadimplentes, o que representa 40,1% da população adulta do país. Este é o primeiro mês de 2019 que o indicador apresenta queda (-0,7%), na comparação com o mês anterior. Já em relação a maio de 2018, o valor total teve um aumento de 2,2%.

Na avaliação do economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, esta queda se deve ao recuo da inflação em maio. “A normalização dos preços dos alimentos, setor que teve aumento expressivo nos primeiros meses do ano, fez com que a população tivesse uma folga na renda e pudesse honrar alguns de seus compromissos. Apesar disso, o recuo ainda não sinaliza uma tendência, uma vez que outras variáveis que também afetam a inadimplência, como o desemprego, ainda estão em patamares elevados”, comenta.

Atraso de contas de energia elétrica, água e gás é o que mais cresceu em maio

As contas de Utilities (energia elétrica, água e gás) foram as que tiveram maior aumento na representatividade entre maio de 2019 e 2018: 21,3% neste ano ante 19,3% no ano anterior. A variação foi de 2,0 pontos percentuais, maior do que a dos demais setores. Telefonia foi o único a apresentar queda de 0,8 p.p. neste período – 11,8% em maio/19 e 12,7% em maio/18.

Bancos e Cartões mantiveram a liderança entre as dívidas não pagas em maio de 2019, com representatividade de 28,5% em maio de 2019. Este movimento demonstra que as famílias continuam com dificuldade de honrar um compromisso que costuma ser prioridade. Segundo Rabi, é sinal de que as pessoas já tomaram crédito para quitar outras dívidas e chegaram no ponto de não conseguirem pagar nem este empréstimo. Clique aqui e veja o gráfico.

Três a cada dez inadimplentes são jovens da periferia

Ainda de acordo com o estudo da Serasa Experian, os jovens adultos da periferia, que compreendem 16,8% de toda a população brasileira, são o grupo com maior representatividade (32%) entre aqueles com dívidas não pagas. São cerca de 19 milhões de consumidores inadimplentes com este perfil. “Assim como o desemprego é um dos principais fatores da inadimplência atual, a falta de oportunidade de trabalho para estes jovens também impacta diretamente este número”, comenta Rabi. O perfil desse grupo compreende jovens adultos, moradores de zonas periféricas, com difícil rotina devido às limitações de acesso à educação e por causa da falta de infraestrutura dos bairros onde moram.

A análise foi feita considerando a classificação do Mosaic Brasil – metodologia da Serasa Experian que segmenta a sociedade brasileira para entender melhor as transformações sociais. São 11 grupos e 40 segmentos, que levam em conta não só a renda, mas também critérios como: educação, geografia, demografia, padrões comportamentais, estilo de vida, entre outros. Clique aqui e veja todos os grupos inadimplentes.

Roraima lidera o ranking de inadimplência por Estados

Mais de 58% da população adulta de Roraima estava com dívidas atrasadas e negativadas em maio de 2019. Já Santa Catarina ocupa o último lugar do ranking, com 33,7% da população acima de 18 anos inadimplente. 14 Estados estão com as taxas acima da média nacional (40,1%). Veja a representatividade por estado aqui.

Educação Financeira: um antídoto contra a inadimplência

Para ajudar os consumidores a tomarem decisões financeiras conscientes, a Serasa criou o Serasa Ensina, uma plataforma de educação financeira 100% gratuita para ajudar os brasileiros a entenderem sobre finanças, negociarem suas dívidas, aumentar sua pontuação de crédito, conseguir crédito e muito mais. Atualmente o conteúdo está disponível no um site www.serasaconsumidor.com.br/ensina/ que tem mais de 1,4MM de acessos mensais e no canal no youtube que já tem mais de 100 mil inscritos (www.youtube.com/user/SerasaConsumidor)

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.500 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Sobre Hostmarx - Hospedagem e Desenvolvimento de Sites

Leia também

Barueri/SP – Após readequação, oncologia do HMB proporciona ambiente mais confortável e acolhedor

Mesmo em um cenário de pandemia, muitos setores não podem cessar o atendimento, como é …