Home / Saúde / Informatização no PS Engenho Novo dará mais segurança e agilidade ao atendimento

Informatização no PS Engenho Novo dará mais segurança e agilidade ao atendimento

208381

O Pronto-Socorro Engenho Novo concluiu a informatização do sistema de atendimento de pacientes. Prontuários clínicos, prescrições médicas e atendimentos feitos em todos os setores do PS, que antes tinham seus registros realizados de forma manual, serão arquivados e processados por meio de um sistema informatizado.

Na recepção da unidade, será instalado um painel eletrônico que informará a ordem e o consultório onde o paciente será atendido.

O painel eletrônico vai garantir mais transparência no processo de atendimento, que envolve a recepção ao paciente, classificação de risco, atendimento nos consultórios e medicação.

Além de oferecer mais segurança para o arquivamento dos dados de pacientes e da unidade, o sistema eletrônico vai permitir a análise das informações.

Será possível, por exemplo, identificar detalhadamente o tempo médio de todas as etapas que envolvem o período em que o paciente esteve na unidade — desde a entrada, passando pela classificação de risco, atendimento até a liberação do médico.

De acordo com a diretoria do PS, a leitura das informações ajuda a identificar todos os pontos do processo de funcionamento do PS que pode ser aprimorado.

O sistema também permitirá apurar o comportamento do paciente porque vai armazenar todo o seu histórico clínico. Assim, o médico poderá checar, no momento da consulta, quantas vezes o paciente esteve na unidade e como foi o atendimento.

A estrutura já está pronta. Consultórios clínicos, odontológicos, salas de gesso, medicação, inalação, emergência, raio-x, laboratório e as alas onde ficam a observação já têm microcomputadores instalados.

Os primeiros módulos da informatização foram instalados no início de abril e envolveu os setores da recepção e suprimentos (compras, almoxarifado, farmácia e gestão). Todos os colaboradores participaram de um treinamento para operar o sistema.

O PS é administrado por uma Organização Social (a “Pró-Saúde”). No total, 188 colaboradores atuam na unidade, além de 76 médicos que atendem nas especialidades clínica, pediatria e ortopedia. O PS Engenho Novo também possui atendimento odontológico 24 horas.

Sobre rodrigo

Leia também

Barueri/SP – Famílias vítimas da Covid-19 recebem acolhimento de assistentes sociais da Cabs

As famílias de Barueri que estiveram cara a cara com o novo coronavírus têm recebido …