Home / Barueri / Ipresb realiza abertura do Programa Pós-Aposentadoria no Centro de Eventos

Ipresb realiza abertura do Programa Pós-Aposentadoria no Centro de Eventos

Com um show bem movimentado de Priscila Maney, começou na manhã de quarta-feira, dia 21, no auditório do Centro de Eventos de Barueri, a 3ª edição do “Programa Pós-Aposentadoria Juntos Ressignificamos o Presente”, organizado pelo Ipresb (Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Barueri). 

Acompanhada pelo tecladista Ricardo Alencar, pelo baterista Michel Filipe e pelo violonista Isaac Motcha, a cantora interpretou diversos sucessos da música sertaneja, mas também alguns do rock nacional. 

Carla Leorne, analista previdenciária e oradora do evento, saudou os presentes e passou a palavra a Weber Seragini, presidente do Ipresb. “O Programa tem como objetivo auxiliar os participantes a compreenderem a multidimensionalidade que envolve o processo de aposentadoria a partir dos conteúdos e experiências promovidos durante os encontros”, revela ele.   

“Espera-se que eles possam avaliar e fazer escolhas conscientes que promovam o envelhecimento ativo, saudável e autônomo, identifiquem o Ipresb como serviço de apoio ao processo de aposentadoria, implementem as ações necessárias para os cuidados de saúde e construam novos projetos de vida a partir do conhecimento de suas potencialidades e capacidades”, arremata Seragini.  

A palestrante 

Lúcia França, PhD em psicologia pela Universidade de Auckland (Nova Zelândia) e pós-doutoranda pela Universidade de Aveiro (Portugal), ministrou a palestra “Envelhecimento e Bem-Estar: Alinhando o Projeto de Felicidade”. Ela já atuou por 17 anos no Sesc (Serviço Social do Comércio). 

Lúcia abordou a importância dos vários fatores que contribuem para que o aposentado melhore sua qualidade de vida: diversificar atividades, selecionar relacionamentos, estabelecer propósitos e projetos de vida, exercitar-se, cuidar da alimentação, ter atividades de lazer etc. Muitas aposentadas se identificaram com o conteúdo bem-humorado da palestra e fizeram-lhe várias perguntas ao final.

  

Um aposentado 

Havia apenas três homens na plateia. Moritoshi Hossoda era um deles. Dos seus 71 anos, trabalhou mais de 13 no antigo Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).  “Estou aposentado há três anos. O mundo vai mudando e a gente acompanha”, afirma ele, que já se inscreveu em diversos cursos do Pós-Aposentadoria ao longo do ano. 

Uma aposentada 

Maria Ivete Maia, de 66 anos, trabalhou 23 deles nas Secretarias de Segurança e Educação. “Esta palestra foi ótima. Tem muita coisa boa aí e quero participar de todas as atividades até o fim do ano. Minha mente não para”, revela ela, que está aposentada há apenas três meses. 

O Programa de Pós-Aposentadoria segue as diretrizes do Ministério da Previdência Social no que concerne os 2.539 institutos regidos pelo RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).  

As atividades quinzenais diversas ocorrem sempre às quartas-feiras no auditório do Ipresb (Alameda Wagih Salles Nemer, 85 – Centro), exceto “passeio externo” (dia 12/06 em local a definir em Barueri) e “Cinema e debate” (31/07, que será na Praça das Artes: rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255 – Jardim dos Camargos).  

Mais detalhes podem ser obtidos no site do Ipresb. 

Programa completo 

 

Data 

Tema 

Encontro 1 

13/03/24 

Palestra “Educação Financeira” 

Encontro 2 

10/04/24 

Oficina com folhas secas (Oshibana) 

Encontro 3 

24/04/24 

Palestra “Inclusão digital” (Redes sociais) 

Encontro 4 

08/05/24 

Oficina com flores (Shorinka) 

Encontro 5 

22/05/24 

Palestra “Alimentos orgânicos e aproveitamento de resíduos sólidos” 

Encontro 6 

12/06/24 

Passeio externo em Barueri 

Encontro 7 

17/06/24 

Dia do aposentado 

Encontro 8 

26/06/24 

Festa junina 

Encontro 9 

31/07/24 

Cinema e debate 

Encontro 10 

14/08/24 

Palestra “A Incrível Arte de Viver” 

Encontro 11 

28/08/24 

Jogos 

Encontro 12 

11/09/24 

Bate-papo “Dança sênior e sexualidade” 

Encontro 13 

25/09/24 

Atividade física para fazer em casa/dança 

Encontro 14 

09/10/24 

Oficina de bonecas 

Encontro 15  

23/10/24 

Encontro rosa e azul com karaokê 

Encontro 16 

13/11/24 

Oficina de pintura em tela 

Encerramento 

27/11/24 

Sarau e confraternização 

 

Sobre Redação

Leia também

Já atualizou a vacina do seu pet?

A Prefeitura de Barueri mantém um posto fixo de vacinação contra a raiva em cães …