Home / Santana de Parnaíba / Maternidade municipal de Santana de Parnaíba comemora 4 anos de inauguração com marca de quase 4.500 bebês

Maternidade municipal de Santana de Parnaíba comemora 4 anos de inauguração com marca de quase 4.500 bebês

O dia 1º de agosto fica marcado na memória dos parnaibanos, devido a realização de um grande sonho da população, a inauguração da maternidade municipal de Santana de Parnaíba, que em 2023 completou quatro anos de sua inauguração.

O equipamento público foi de grande importância, pois as mamães não precisam mais se deslocar para as cidades vizinhas para terem seus bebês. De 2019, até o fechamento desta matéria já nasceram 4.456 bebês, sendo 1.483 de cesáreas e 2.973 de parto normal.

Atualmente, a maternidade Santa Ana é administrada por uma organização social e é estruturada por uma equipe de 259 profissionais, entre eles médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e fonoaudiólogos.

CONSTRUÇÃO DA NOVA MATERNIDADE 

Hoje, a maternidade está localizada no bairro Campo da Vila, entre o Complexo Hospitalar e o PAM Santa Ana. E para ampliar e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados às famílias do município, a prefeitura está construindo o Novo Hospital e Maternidade da cidade, próximo ao Estádio Municipal.

Com uma moderna e completa estrutura, a ala destinada aos cuidados obstétricos será mais ampla que a atual, terá um layout voltado a oferecer um melhor desempenho no acompanhamento das mamães, além de contar com aparelhos para a execução de partos de maior complexidade.

PROGRAMA MÃE PARNAIBANA

 Com o intuito de reduzir a mortalidade materna e infantil em Santana de Parnaíba, desde 2013 a prefeitura criou o programa Mãe Parnaibana, que assegura a mamãe e ao bebê assistência integral à saúde, garantindo vagas nas consultas médicas nas unidades de saúde do município, além de isenção de pagamento de tarifa no sistema de transporte público coletivo operado pelo município.

Para participar do programa é necessário ter renda familiar de até 2 salários mínimos, ser homologada no município há mais de um ano, fazer o pré-natal na rede pública de saúde, participar de três palestras e comparecer às consultas com o dentista. As inscrições devem ser realizadas no Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua Pedro Procópio, 213, de segunda, quarta e sexta, das 8h às 16h.

Ao final da gestação é entregue o Kit Mãe Parnaibana, que é composto por diversos itens, como: conjunto de toalhas de banho e fralda; bolsa maternidade; bodies de manga curta manga comprida; fralda de algodão; calças tipo mijão com pé; chupeta; um kit de papinha; lenço umedecido; macacões longo; meias; uma saída maternidade; kit de pente e escova de cabelo; cobertor infantil; banheira de plástico e um moderno carrinho berço para que a mamãe possa transportar o bebê com mais facilidade, entre outros.

Sobre Redação

Leia também

Santana de Parnaíba faz triagem de 100% do lixo coletado e se destaca na gestão de resíduos sólidos

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), …