Por Victor de Andrade Lopes
Fotos: Click Pix Studio
Alphaville ganhou nesta semana uma nova opção de culinária asiática: uma filial da P.F. Chang’s, tradicionalíssima rede internacional com sede dos Estados Unidos, onde já opera mais de 200 casas. O restaurante promoveu um evento exclusivo para a imprensa nesta última quarta-feira (5/8), com a presença de lideranças internacionais que vieram ao Brasil para ajudar a rede a se expandir aqui.
No país, a filial será tocada pela Alsea, empresa mexicana que cuida de mais de 15 marcas. “Somos franqueados e vamos desenvolver 30 restaurantes no Brasil; este é o quarto”, explica Silvana Kalckmann, diretora geral da Alsea no Brasil, sentada ao lado de Hilton Kawaguchi, gestor de marketing da P. F. Chang’s do Brasil; Roberto de Angelis, vice-presidente de operações internacionais; e Ryan Penso, gerente de operações dos Estados Unidos.
A casa preparou um verdadeiro festival de pratos típicos, todos servidos um a um e explicados em detalhes pelos quatro representantes da marca, transformando a coletiva numa descontraída degustação. Enquanto os garçons faziam sua parte, Ryan e Roberto, que é ítalo-americano, revezaram-se nas explicações de cada um dos pratos e contaram também diversas histórias, com a ajuda de Silvana, que fez as vezes de intérprete.
Prevendo o estranhamento que pode causar o fato de um italiano trabalhar com comida da Ásia, Roberto insinuou provocantemente que a culinária chinesa veio da italiana, a partir de expedições de Marco Polo. Esta foi apenas uma das várias histórias que a equipe contou enquanto os pratos eram servidos.
A trajetória da própria marca, evidentemente, não ficou de fora. O primeiro restaurante foi aberto em 1993, no Arizona, fruto da união dos sócios que dão nome à empresa: a sigla P.F. é a abreviatura de Paul Fleming, um famoso restaurateur; enquanto que Chang vem de Philip Chiang, com larga experiência na área e filho da fundadora do The Mandarin, um tradicional restaurante chinês de São Francisco, reconhecido por ser um dos pioneiros em oferecer pratos de fora da região do Cantão.
O menu do P.F. Chang’s deverá agradar a todos os paladares, e isso ficou evidenciado no evento, que ofereceu 11 pratos salgados e duas sobremesas. Dos famosos Chicken Lettuce Wraps, uma espécie de taco em que uma folha de alface envolve um recheio a base de frango; até os picantes dynamite shrimp, grandes camarões temperados; os pratos revelam uma cozinha saborosa e variada.
O conceito culinário da marca gira em torno duas palavras-chave: compartilhamento e equilíbrio. Assim, os pratos são servidos em porções, de modo que todos os ocupantes da mesa possam provar de tudo. Além disso, os garçons são ensinados a guiar o cliente de forma que ele combine apropriadamente os pratos, equilibrando os nutrientes. A casa oferece opções não picantes, vegetarianas ou sem glúten, todas devidamente identificadas no cardápio.
Apesar de não se identificar explicitamente como chinesa, e sim como asiática, a marca rejeita o rótulo de “fusion cuisine”, ou seja, cozinha que mistura elementos de países diferentes. Além disso, eles optaram por dispensar pratos que poderiam ser considerados exóticos demais para o paladar ocidental, justificando que não teriam conseguido abrir mais de 300 filiais pelo mundo se oferecessem só pratos peculiares.
A decoração do restaurante também não deixou nada a desejar, e ainda buscou se adaptar ao Brasil. São painéis com ilustrações asiáticas, mas que esbanjam cores vibrantes – a intenção era trazer um toque brasileiro, conforme Roberto explicou.
Além das opções do menu, a P.F. Chang’s oferece pratos executivos por R$ 45,00, incluindo entrada, prato principal e sobremesa; e happy hour a partir das 18h, sem horário certo para acabar e com uma promoção do tipo “peça uma bebida e leve duas”.
Serviço – P.F. Chang’s– Shopping Iguatemi Alphaville
Endereço: Alameda Rio Negro, 111, Barueri – SP
Contato: (11) 4193-2436