Home / Santana de Parnaíba / Nadadora parnaibana é convocada para os Jogos Mundiais de Esportes Escolares 2023

Nadadora parnaibana é convocada para os Jogos Mundiais de Esportes Escolares 2023

Após quase uma década de iniciação no esporte pelas águas de Santana de Parnaíba, a nadadora Milena Barros, 15 anos de idade, está prestes a estrear nos Jogos Mundiais de Esportes Escolares – Gymnasiade – 2023. A convocação da parnaibana para a competição internacional é um reconhecimento ao esforço e dedicação da atleta, que concilia os treinos diários no Sesi de Osasco aos estudos no Colégio Tom Jobim, com o objetivo de competir nos Jogos Olímpicos de 2028.

“Em alguns momentos dá muito trabalho, mas eu faço esse esforço, procuro ser uma boa aluna, me dedico, e com a ajuda dos meus pais, família, amigos e até da própria escola, eu acabo conseguindo conciliar”, revela a atleta.

Acostumada com as águas desde bebê, as primeiras braçadas foram aos dois anos de idade, Milena aprendeu natação na piscina do Isaura aos seis anos e aos oito já direcionou os treinos para a competição. “A prefeitura dá as condições para a população fazer a iniciação no esporte. O que é muito positivo tanto para a cultura quanto para a segurança e a educação”, reforça a atleta.

Entre as dezenas de medalhas conquistadas em competições, Milena destaca o bronze dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e o ouro do Campeonato Brasileiro. Nos Jogos Mundiais de Esportes Escolares 2023, maior competição escolar do mundo voltada para estudantes de 14 a 17 anos, a atleta vai mostrar a sua performance representando Santana de Parnaíba, o seu clube Sesi, e o Brasil.

A Gymnasiade a ser disputada no Rio de Janeiro, entre os dias 19 a 27 de agosto, é realizada pela ISF (Federação Internacional de Esporte Escolar) em parceria com a CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar), com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A expectativa da edição 2023 é reunir mais de 4 mil atletas para a disputa de 22 modalidades (natação, atletismo, judô, badminton e xadrez, entre outras).

Investimentos no esporte gera sucesso de atletas em várias modalidades

Na lista das prioridades com altos investimentos por parte da Prefeitura de Santana de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL), o esporte conta com equipamentos públicos de ponta pelos quatro cantos da cidade (piscinas, parques, ginásios, estádios, áreas de ciclismo, e muito mais). Infraestruturas com educadores em constante processo de atualização refletem na iniciação e projeção de vários atletas. Entre eles estão Estefani Divino, Cauã Ferreira, Edione Najan e Gabriela Otsubo.

Moradora do bairro 120, Estefani foi campeã de dardo nos Jogos Regionais, na cidade de Tietê, com a marca de 33 metros. O companheiro de prova Cauã, morador do São Luís que retornou às competições após uma lesão sofrida durante um treino de preparação, ficou na segunda colocação. Já Edione, também do 120, é o atual campeão dos Jogos Regionais e ficou em 8º lugar no Troféu Brasil, entre os melhores atletas do lançamento do dardo do país; e Gabriela garantiu a 5ª colocação no lançamento de disco.

Sobre Redação

Leia também

Prefeitura de Santana de Parnaíba implanta programa para consolidar eficiência no atendimento ao cidadão

A Prefeitura de Santana de Parnaíba apresentou na última quinta-feira (4/4) o programa Governo Eficaz, …