Home / Barueri / Núcleo de Teatro de Barueri forma futuros profissionais de artes cênicas

Núcleo de Teatro de Barueri forma futuros profissionais de artes cênicas

O Núcleo de Teatro de Barueri (NTB), criado em dezembro de 2021 pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), oferece um curso livre de qualificação profissional em cinco módulos semestrais com aulas de três horas (quatro vezes por semana) ou anual com aulas somente aos sábados das 9h às 15h30. 

A carga é de 1.500 horas/aula. O objetivo é capacitar os estudantes a interpretar, representar e desenvolver ações dentro do universo teatral a partir da improvisação, atuação ou de um suporte de criação com texto, cenário e tema, entre outros, auxiliados por técnicas de expressão gestual, vocal, instrumentos de expressão gestual, vocal e outros aparatos, como máscaras, bonecos, teoria e história teatral.  

Para avaliar as habilidades, o potencial técnico e a vocação teatral, os interessados maiores de 15 anos se inscrevem para uma seletiva. No último ano, cerca de 200 pessoas de várias cidades se candidataram e 90 foram aprovadas. O NTB, sediado na Praça das Artes, tem 110 alunos divididos em várias turmas. As inscrições para a próxima seletiva deverão ser abertas em dezembro próximo. 

“Eu sempre acreditei que a gente não precisa ter talento, mas que a gente precisa ter vocação pra arte, e vocação precisa de empenho”, explica Mônica Granndo, coordenadora do NTB, formada pela Unicamp. “O Teatro melhora a comunicação dos praticantes, ajuda na desinibição, melhora as relações interpessoais e atenção nas aulas e em outros setores,” complementa. 

“Mesmo que os alunos não queiram seguir a carreira teatral, eles incorporarão muitos conceitos, como estudo, pontualidade e disciplina, por exemplo. O teatro não é terapia, mas é terapêutico,” arremata ela. 

Futuros atores 
Jhonatan Melo, 22 anos, morador do Jardim Califórnia sonha com a carreira nos palcos. “Estou no 3º semestre. Já atuei em várias montagens no Centro de Eventos e também no Teatro Municipal de Osasco. Estou aprendendo cada vez mais e espero ser um ator profissional”, revela. 

Maira Bianchi, 29 anos, moradora do Jardim Belval, também pretende atuar profissionalmente. “Sou professora particular de canto e teoria musical. Aqui tenho cada vez mais contato com a parte teórica e prática da arte. Pretendo conseguir meu registro profissional para atuar nos palcos”, conta. 

Programação teatral 
De 16 a 22 de setembro próximo, a Praça das Artes receberá o Primeiro Festival Profissionalizante, que terá a participação de diversas escolas de teatro públicas e privadas do Estado de São Paulo. Haverá duas categorias: “mostra competitiva” com prêmios coletivos e individuais de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00 e “mostra alternativa” (apenas exibição). 

Em dezembro deste ano ocorrerá a tradicional Mostra de Artes e Cultura na Praça das Artes, na qual os alunos atuarão em cinco montagens: “Sonho de Uma Noite de Verão” e “Noite de Reis”, de William Shakespeare; “Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues; “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes e “A Alma Boa de Setsuan”, de Bertolt Brecht. 
 
“A cada ano é perceptível o crescimento do Núcleo de Teatro e consequentemente o desenvolvimento dos alunos que dele participam, tanto do ponto de vista da formação técnica quanto do ponto de vista do desenvolvimento humano. A arte transforma vidas e o Núcleo de Teatro de Barueri é uma prova disso”, afirma Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo. 

 

 

Sobre Redação

Leia também

Secretaria de Esportes de Barueri trabalha em prol da inclusão e do acolhimento

Com o aumento significativo do número de alunos com deficiência, autismo ou algum outro tipo …