Home / Cultura / Teatro Municipal de Barueri apresenta Odisseu nesta sexta-feira, 21

Teatro Municipal de Barueri apresenta Odisseu nesta sexta-feira, 21

odisseu

O espetáculo Odisseu, que retrata a epopeia de Ulisses ou Odisseu em sua viagem de retorno a Ítaca após a vitória dos gregos na mitológica Guerra de Tróia, terá sua última apresentação nesta sexta-feira, 21, às 20 horas, com entrada franca. É preciso retirar o convite com antecedência na bilheteria do TMB, no Ganha Tempo ou nos postos de informações de Alphaville e do Bulevar Central.

Em Barueri, Odisseu é dirigido por Paulo Américo, o Paulão, um ator que saiu das Oficinas Culturais da cidade e hoje se destaca em rede nacional ao lado dos atores Ingrid Guimarães e Leandro Hassum, no seriado Chapa Quente!, da Globo.

Paulão adianta que o espetáculo tem como ferramentas a criatividade, a música, a dança, as artes plásticos e o teatro. A montagem também conta com um elenco de leitura, instrumentistas, bailarinos e a participação especial do ator e diretor Marcello Airoldi.

Essa será a segundo vez que a Secretaria de Cultura e turismo produz o espetáculo baseado em Odisséia. A primeira montagem foi em 2002 e transformou-se num marco para a histórias das Oficinas Culturais. À época o diretor foi Marcello Airoldi e Paulão era Homero, o autor de Iliada e Odisséia, clássicos considerados introdutórios da literatura ocidental.

O espetáculo, dirigido por Paulão, retrata a epopéia de Odisseu e os infortúnios vividos por sua amada Penépole, importunada por muitos pretendentes e homens sem escrúpulos enquanto o marido está fora. Fala também do retorno de Odisseu, que chega vestido de mendigo e é desprezado no palácio, sendo reconhecido apenas pelo filho e a ama.

A Odisséia, do poeta grego Homero, é a segunda obra mais antiga da literatura ocidental, e também uma das mais importantes. Narra, em cantos (ou versos), a viagem fantástica de Ulisses desde Troia até a ilha de Ítaca, depois do fim da Guerra de Troia. Tão aventurosa foi essa viagem que o termo “odisseia” tornou-se sinônimo de viagem longa e difícil. Essa palavra vem de “Odisseu”, que é Ulisses em grego.

Odisséia
A Odisséia é um retrato da cultura da época, que mostra o modo de vida, a mitologia grega e os sentimentos das pessoas: amor, ódio, vingança, amizade e perdão.

A Guerra de Tróia teria ocorrido por volta do século XII a.C. e a Odisséia foi criada cerca de quatrocentos anos depois, no século VIII a.C. Acredita-se que Homero era um poeta cego que percorria as cidades cantando os seus poemas. Naquele tempo, os poemas eram cantados pelo poeta e acompanhados por um músico que tocava lira ou flauta.

A Odisséia é a continuação da Ilíada, que conta acontecimentos míticos da Guerra de Tróia.

ODISSEU
Sexta-feira e sábado, dias 14, 15 e 21 de agosto, às 20 horas
No Teatro Municipal de Barueri
Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos
Saída 26A da rodovia Castello Branco
Entrada gratuita. É preciso retirar o convite com antecedência na bilheteria do TMB, no Ganha Tempo ou nos postos de informações de Alphaville e do bulevar central

Secretaria de Comunicação Social

Sobre rodrigo

Leia também

Natal de Luz marca início das comemorações de fim de ano em Santana de Parnaíba

Os moradores de Santana de Parnaíba já estão se preparando para as comemorações de fim …