Home / Cultura / Teatro Municipal de Barueri apresenta Odisseu nesta sexta-feira, 21

Teatro Municipal de Barueri apresenta Odisseu nesta sexta-feira, 21

odisseu

O espetáculo Odisseu, que retrata a epopeia de Ulisses ou Odisseu em sua viagem de retorno a Ítaca após a vitória dos gregos na mitológica Guerra de Tróia, terá sua última apresentação nesta sexta-feira, 21, às 20 horas, com entrada franca. É preciso retirar o convite com antecedência na bilheteria do TMB, no Ganha Tempo ou nos postos de informações de Alphaville e do Bulevar Central.

Em Barueri, Odisseu é dirigido por Paulo Américo, o Paulão, um ator que saiu das Oficinas Culturais da cidade e hoje se destaca em rede nacional ao lado dos atores Ingrid Guimarães e Leandro Hassum, no seriado Chapa Quente!, da Globo.

Paulão adianta que o espetáculo tem como ferramentas a criatividade, a música, a dança, as artes plásticos e o teatro. A montagem também conta com um elenco de leitura, instrumentistas, bailarinos e a participação especial do ator e diretor Marcello Airoldi.

Essa será a segundo vez que a Secretaria de Cultura e turismo produz o espetáculo baseado em Odisséia. A primeira montagem foi em 2002 e transformou-se num marco para a histórias das Oficinas Culturais. À época o diretor foi Marcello Airoldi e Paulão era Homero, o autor de Iliada e Odisséia, clássicos considerados introdutórios da literatura ocidental.

O espetáculo, dirigido por Paulão, retrata a epopéia de Odisseu e os infortúnios vividos por sua amada Penépole, importunada por muitos pretendentes e homens sem escrúpulos enquanto o marido está fora. Fala também do retorno de Odisseu, que chega vestido de mendigo e é desprezado no palácio, sendo reconhecido apenas pelo filho e a ama.

A Odisséia, do poeta grego Homero, é a segunda obra mais antiga da literatura ocidental, e também uma das mais importantes. Narra, em cantos (ou versos), a viagem fantástica de Ulisses desde Troia até a ilha de Ítaca, depois do fim da Guerra de Troia. Tão aventurosa foi essa viagem que o termo “odisseia” tornou-se sinônimo de viagem longa e difícil. Essa palavra vem de “Odisseu”, que é Ulisses em grego.

Odisséia
A Odisséia é um retrato da cultura da época, que mostra o modo de vida, a mitologia grega e os sentimentos das pessoas: amor, ódio, vingança, amizade e perdão.

A Guerra de Tróia teria ocorrido por volta do século XII a.C. e a Odisséia foi criada cerca de quatrocentos anos depois, no século VIII a.C. Acredita-se que Homero era um poeta cego que percorria as cidades cantando os seus poemas. Naquele tempo, os poemas eram cantados pelo poeta e acompanhados por um músico que tocava lira ou flauta.

A Odisséia é a continuação da Ilíada, que conta acontecimentos míticos da Guerra de Tróia.

ODISSEU
Sexta-feira e sábado, dias 14, 15 e 21 de agosto, às 20 horas
No Teatro Municipal de Barueri
Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255, Jardim dos Camargos
Saída 26A da rodovia Castello Branco
Entrada gratuita. É preciso retirar o convite com antecedência na bilheteria do TMB, no Ganha Tempo ou nos postos de informações de Alphaville e do bulevar central

Secretaria de Comunicação Social

Sobre rodrigo

Leia também

Clássicos do Queen e Caminhão da Cultura têm destaque na programação cultural

O Caminhão da Cultura estaciona neste sábado (dia 10), no Jardim Mutinga, a partir das …