Home / Cultura / Oficinas Culturais promovem final de semana de espetáculos no Teatro Municipal de Barueri

Oficinas Culturais promovem final de semana de espetáculos no Teatro Municipal de Barueri

Fotos e texto: Gilmara Brasil

Entre sexta-feira, 18, e segunda-feira, 21 de novembro, a Secretaria de Cultura e Turismo ocupou o palco do Teatro Municipal para os espetáculos de final de ano das Oficinas Culturais, cursos gratuitos nas áreas de Dança, Teatro, Música e Artes Visuais, oferecidos à população.

Nos espetáculos, os alunos puderam mostrar o aprendizado que obtiveram junto com o talento e a criatividade. Mostra de Artes Visuais, Cine Piano, O Mágico de Nós, Era uma vez: você e o Reino das Borboletas levaram centenas de pessoas ao TMB. No final de semana também aconteceu o Recital FIC (Formação Inicial Continuada) de Música

As apresentações tiveram início na sexta-feira, com a inauguração da Mostra de Artes Visuais, que engloba telas, instalações e colagens. A mostra na Galeria de Artes do TMB fica aberta à visitação até o dia 6 de janeiro. A visitação de terça a sábado, das 9h às 18h, é gratuita.

Erika Fernandes, aluna da instrutora Ana Paula de Oliveira, levou seus pais para prestigiar suas telas e estava emocionada ao ver os próprios trabalhos. “Este é um momento de grande alegria, porque é a realização de um sonho”, disse.

O curador da Galeria de Artes, Edgard Santo Moretti abriu a exposição e agradeceu a presença do público em nome da Secretaria de Cultura e Turismo. “A exposição é o encontro do aprendizado desenvolvido ao longo do ano e também uma oportunidade para observar arte de qualidade. Também serve como vitrine para que futuros alunos conheçam o trabalho e potencial das Oficinas Culturais”.

Temas atuais

foto-cine-pianao-3
Francisco Palma Rigamonti e professora Margareth Mingattos

Enquanto visitantes prestigiavam a vernissage de Artes Visuais na Galeria, as Oficinas Culturais entravam em cena com música, teatro e dança. Na sexta foi a vez do Recital Cine Piano, uma mescla de trechos de filmes clássicos com a apresentação de seus temas pelos alunos, ao piano.

Na noite de sábado, 19, o elenco do espetáculo “Mágico de Nós”, formado por 85 alunos dos cursos de teatro e dança e artes visuais, brilhou no palco do TMB. Inspirado na obra de Lian Frank Baum, “O Mágico de Nós”, o espetáculo contou a história de Dorothy, uma menina da periferia de São Paulo, que se perde no Mundo de Oz.

foto-cine-piano-4-canto-e-coral
Coral Cênico

Entre uma história e outra, e apresentações de dança, o espetáculo “O Mágico de Nós” tratou de questões como respeito, tolerância e humanidade.

 

 

 

Bem Legal

Ricardo Silva foi sorteado no Bem Legal
Ricardo Silva foi sorteado no Bem Legal

Durante os espetáculos, a Secretaria de Cultura e Turismo e Oficinas Culturais realizou sorteio de kits e brindes dentro do programa Bem Legal, cuja proposta é a formação de público para espetáculos culturais da cidade.

Ricardo Silva foi um dos sorteados. Acompanhado da família, ele ficou surpreso. “É bacana participar de um evento tão bonito e no final ainda ser premiado. Estou muito feliz”, disse.

Era uma vez: você!

No domingo, 20, o TMB ficou lotado para a Mostra de Dança Infantil, que reuniu atores e bailarinos, cerca de 90 crianças e adolescentes.

Baseado em clássicos da história infantil, a montagem cativou o público com personagens dos contos de fadas e coreografias encantadoras.

foto-8-era-uma-vez-voc%c2%ac

Exposição reúne telas, instalações, colagens e muita criatividade
Exposição reúne telas, instalações, colagens e muita criatividade
Erika Fernandes e seus pais: Kátia Cilene Amaral e José Carlos Amaral
Erika Fernandes e seus pais: Kátia Cilene Amaral e José Carlos Amaral

foto-5-o-migico-de-n%c2%a6s foto-6-o-migico-de-n%c2%a6s foto-7-era-uma-vez-voc%c2%ac-3

Sobre rodrigo

Leia também

“Amigo Estou Aqui – O Incrível Mundo de Toy Story” é atração na Sala de Espetáculos de Barueri

Não há quem não se encante com Toy Story, a animação cinematográfica que conquistou adultos e crianças …