Home / Santana de Parnaíba / Outubro Rosa: Santana de Parnaíba tem programação diversificada para conscientizar sobre o câncer de mama

Outubro Rosa: Santana de Parnaíba tem programação diversificada para conscientizar sobre o câncer de mama

Com o objetivo de conscientizar a população e promover medidas preventivas, a Prefeitura de Santana de Parnaíba está com uma programação variada para marcar o Outubro Rosa – mês de conscientização sobre o câncer de mama. Os eventos são organizados pela Secretaria da Mulher e da Família em parceria com a Secretaria de Saúde.

A abertura oficial do Outubro Rosa será na terça-feira (10/10), a partir das 10h, com uma roda de conversa com a secretária da Mulher e da Família, Selma Cezar, e o médico mastologista da rede pública, Dr. Paulo Tenório, no Centro Administrativo Bandeirantes (CAB). Em seguida, a partir das 11h, terá início a exposição “Mulheres que inspiram”, no auditório do CAB. Na ocasião, serão expostas fotografias das participantes da Casa Rosa com histórias sobre suas vidas.

Em 18 de outubro, a partir das 9h30, haverá uma roda de conversa sobre prevenção ao câncer de mama com a secretária Selma e convidados, no Núcleo Fazendinha. Em 27 de outubro, a partir das 9h, a mesma atividade será realizada para os participantes do Projeto Crescer, na Arena de Eventos. O encerramento da programação será celebrado com a tradicional Caminhada Outubro Rosa, em 28 de outubro (sábado), a partir das 8h, no Bolsão de Estacionamento, no Centro.

Faz parte das atividades do evento um mutirão para a realização de exames de mamografia, com agendamento até 31 de outubro, nas unidades de saúde do município. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os exames são realizados durante todo o ano, mas em outubro a equipe faz um mutirão aproveitando o mês de conscientização. Mais informações: 4622-8850.

 CASA ROSA

A Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza atividade de promoção da saúde da mulher desde 2013, e o espaço que se destaca no atendimento a mulheres com câncer é a Casa Rosa. O local foi inaugurado em outubro de 2016 e atende hoje 30 mulheres, com atividades voltadas ao bem-estar e qualidade de vida em ambiente acolhedor, além de atendimento psicológico e social. No local são desenvolvidos grupos com temáticas diversas, ministradas por equipe multiprofissional, com psicólogos, terapeutas, nutricionistas e fisioterapeutas e ainda são feitas a doação de próteses capilares e lenços para as mulheres em tratamento oncológico.

A prefeitura também desenvolve um importante trabalho de prevenção nas unidades de saúde da cidade, que oferecem estruturas completas e profissionais qualificados, onde as mulheres podem realizar, durante todo o ano, o acompanhamento com ginecologista. Além disso, a cidade dispõe do Ambulatório Médico Especializado, com profissionais qualificados para atender diferentes patologias, inclusive o câncer.

 INCIDÊNCIA DE CÂNCER NO BRASIL

 Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), com base em estimativa para o biênio 2023-2025, nas mulheres o câncer de mama é o mais incidente, com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. Conforme o mesmo estudo, o tumor maligno mais recorrente no Brasil é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Conforme o INCA, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico e possibilitam melhores resultados estéticos. Embora seja mais comum em mulheres, a doença também acomete homens, representando apenas 1% do total de casos.

 SOBRE A DATA

Criado na década de 1990, o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Teve início com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA), ocasião em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama – o laço cor-de-rosa – foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da corrida.

O evento tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, a data foi formalizada em 2018 por meio da Lei nº 13.733, que instituiu o Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama – Outubro Rosa, período em que devem ser desenvolvidas campanhas e atividades educativas sobre o tema.

Programação do Outubro Rosa

Abertura do Outubro Rosa – Roda de Conversa com a secretária da Mulher e da Família, Selma Cesar, e o médico mastologista Dr. Paulo Tenório

Data: 10/10 (terça-feira)

Horário: 10h

Local: Centro Administrativo Bandeirantes

 

Exposição fotográfica “Mulheres que inspiram” 

Data: 10/10 (terça-feira)

Horário: 11h

Local: Auditório do Centro Administrativo Bandeirantes

Roda de conversa com a secretária da Mulher e da Família, Selma Cezar, e convidados

Data: 18/10 (quarta-feira)

Horário: 9h30

Local: Núcleo Fazendinha, Rua Gabriel Jorge Salomão, 13 – Chácara Solar I

Roda de conversa com a secretária da Mulher e da Família, Selma Cezar, convidados e para os participantes do Projeto Crescer

Data: 27/10 (sexta-feira)

Horário: 9h

Local: Arena de Eventos

Caminhada Outubro Rosa

Data: 28/10 (sábado)

Horário: 8h

Local: Bolsão de Estacionamento, Centro (próximo ao Monumento dos Bandeirantes)

Mutirão – exames de mamografia

Data: durante o mês de outubro

Local: unidades de saúde de Santana de Parnaíba

Mais informações: 4622-8850

Sobre Redação

Leia também

Prefeitura de Santana de Parnaíba implanta programa para consolidar eficiência no atendimento ao cidadão

A Prefeitura de Santana de Parnaíba apresentou na última quinta-feira (4/4) o programa Governo Eficaz, …