Home / Barueri / Palestrantes abordam prevenção ao suicídio na Semana Nacional de Trânsito

Palestrantes abordam prevenção ao suicídio na Semana Nacional de Trânsito

 

Na segunda-feira, dia 18, no Centro de Aperfeiçoamento de Professores (CAP), no Jardim dos Camargos, especialistas falaram sobre “Segurança Viária e Prevenção ao Suicídio” no ciclo de palestras que abriu a Semana Nacional de Trânsito (SNT 2023). O evento foi organizado pela Diretoria de Treinamento e Capacitação da Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb).  

A SNT, como em todo o País, se estenderá até o dia 25 de setembro. Tem como tema geral “No trânsito, escolha a vida”, conforme Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), nº 980, de 23 de setembro de 2022. Em Barueri, veja AQUI, a programação terá ainda outras palestras e ações, tendo também como objetivo conscientizar condutores de veículos, pedestres, ciclistas e motociclistas.  

É preciso falar disso 

O ciclo de palestras, intitulado “Segurança Viária e Prevenção ao Suicídio”, foi assistido pelo secretário da Semurb, Valter de Oliveira, outros secretários municipais, representantes de cidades da região, como Carapicuíba e Cotia, agentes de trânsito de Barueri e demais convidados. 

A primeira palestra aconteceu no período da manhã com o tema “Atuação dos agentes de trânsito em eventos de tentativa de suicídio na via pública”. Foi proferida pelo tenente-coronel Diógenes Martins Munhoz, comandante do 3º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que fica na Zona Leste de São Paulo. Dentre outros títulos, ele é bacharel em Direito, engenheiro civil e psicanalista. E idealizador da técnica e do curso de abordagem técnica à tentativa de suicídio, professor e co-fundador do Instituto Brasileiro de Abordagem Humanizada. 

O tenente-coronel parabenizou a estrutura de Barueri e da Semurb e agradeceu o convite para abordar, segundo ele, um tema difícil, complicado, mas tão necessário, principalmente em setembro que é o mês da prevenção ao suicídio em todo Brasil. 

Diógenes exibiu vídeos, comentou sobre fatos e experiências vividas em sua carreira. Destacou que a abordagem do tema é fundamental, porque fala sobre saúde mental dos agentes de trânsito e o atendimento a esse tipo de ocorrência. “É necessário que essas pessoas se olhem como seres humanos, como pais, mães, irmãos. Elas têm que gerar o autocuidado. A prevenção se faz do acordar até o dormir”, destacou.  

Autocuidado e autocompaixão 

A segunda palestra foi realizada à tarde como o tema “Suicídio: a multifatorialidade nas forças de segurança”, ministrado pela coronel oficial da reserva da Polícia Militar e psicóloga Valdira Ferreira de Lima. Ela é mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, consteladora familiar, especialista em Políticas Públicas e Gestão de Segurança Pública. Em espécie de bate-papo, comentou também sobre fatos e experiências vividas em sua carreira; falou sobre a questão de suicídio voltado para os agentes de segurança públicos, os multifatores que os levam a morrer por suicídio, qualidade de vida, o autocuidado, autocompaixão, família, identidade militar e as quatro saúdes do ser humano: física, mental/emocional, espiritual e social. “Muito bacana estar em Barueri, onde me senti bastante acolhida”, disse.  

O secretário da Semurb, Valter de Oliveira, enfatizou que a prevenção ao suicídio é um assunto que está aí no dia a dia e interessa a todos. “É um problema do qual não podemos ser omissos. Precisamos ficar atentos em todos lugares e momentos, um ajudando ao outro”.  

Coordenador da Samurb, José Luiz Pinheiro Oliveira reforçou a importância de abrir a Semana Nacional de Trânsito com um tema tão importante como a prevenção ao suicídio. “Geralmente em ocorrências desse tipo nossos agentes são os primeiros a chegar e é importante termos uma abordagem mais humanizada. Na Semana Nacional de Trânsito o nosso objetivo é que as pessoas se conscientizem cada vez mais por um trânsito mais seguro e respeite a legislação”. 

 

Sobre Redação

Leia também

Segunda semana do Arraiá começa com Léo Santana na quinta, 20

Abrindo a segunda semana de shows do Arraiá de Barueri, a Prefeitura, por meio da …