Home / Barueri / Prefeitura inicia obras da nova UBS do Belval e reconstrói outras unidades

Prefeitura inicia obras da nova UBS do Belval e reconstrói outras unidades

Investimentos na área da saúde estão entre as principais prioridades da gestão pública municipal. No Jardim Belval, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, iniciou no dia 22 de junho a construção da nova UBS do bairro, na avenida Henrique Gonçalves Baptista, ao lado da Maternal Aracy Martins de Lima. O término está previsto para setembro de 2024.

Em outros locais estão sendo reconstruídas a UBS Benedito de Oliveira Crudo, na Vila Boa Vista, prevista para entrega em outubro deste ano, e a UBS Armando Gonçalves de Freitas, no Parque Imperial, que tem prazo estimado para conclusão no primeiro semestre de 2024. Além dessas obras, a Prefeitura de Barueri construirá uma nova UBS no Jardim do Líbano, já reformou prédios existentes e está reformando outras unidades.

Um nova UBS

A nova UBS do Jardim Belval será erguida em terreno de 4.614,82 m², com área construída de 2.453,74 m². O prédio terá quatro pavimentos (térreo e mais três andares) e será dotado de escadas internas e dois elevadores. O sistema de construção é o pré-moldado em concreto.

No pavimento térreo ficará recepção (espera), farmácia e estacionamento com 18 vagas para funcionários e 14 para o público externo. O 1º pavimento contará com recepção (espera), espaços para coleta de exames, curativos, vacinas, medicação, nebulização, dois consultórios e setor administrativo.

O 2º pavimento terá recepção (espera), quatro consultórios, dois consultórios odontológicos e quatro consultórios de ginecologia. Já o 3º e último pavimento será disponibilizado para outra recepção (espera) e 11 consultórios.

Na fase de terraplenagem, a obra gera expectativa e será bem-vinda para moradores como Marli Caetano de Oliveira Paula, que reside em Barueri há 40 anos. “É uma construção muito boa que a Prefeitura de Barueri está fazendo. Realmente estávamos precisando de uma UBS nova aqui no Jardim Belval”, comemora.

Atendimento mais próximo

O investimento em obras na saúde vai ao encontro do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Barueri, buscando sempre oferecer atendimento mais próximo de casa à população. “Estamos lutando para que possamos prestar os melhores serviços, como os moradores da nossa cidade merecem. Na saúde não poderia ser diferente, por isso reformamos, construímos e vamos entregar prédios novos, pois temos a preocupação de cuidar bem da nossa gente”, frisou o secretário de Obras, Beto Piteri.

Reforma de unidade

Paralelo à construção da nova UBS do Jardim Belval, a Prefeitura de Barueri está reformando no mesmo bairro a UBS Hermelino Liberato Filho, na praça Senador Teotônio Vilela. Enquanto as obras são realizadas, o atendimento à população é prestado de forma provisória na Arena Barueri, na rua Santos Dumont, com acesso pelo portão 14, no Jardim Belval.

UBS do Boa Vista

Em fase de acabamentos, a UBS Benedito de Oliveira Crudo está em reconstrução na rua Carlos de Campos, 82, na Vila Boa Vista. Em razão das obras, o atendimento é feito provisoriamente no 1º andar do Centro de Especialidades, na rua Benedita Guerra Zendron, 225, ao lado da igreja São João Batista, no Centro.

UBS do Parque Imperial

A UBS Armando Gonçalves de Freitas está em execução das obras de pré-moldados, na rua Padre Cícero Romão Batista, 271. Também por conta da reconstrução, o atendimento é realizado provisoriamente perto da obra, no Ginásio de Esportes Dalmo Martins Duarte, na rua Padre Cícero Romão, 384, no Parque Imperial.

Sobre Redação

Leia também

Secretaria de Esportes de Barueri trabalha em prol da inclusão e do acolhimento

Com o aumento significativo do número de alunos com deficiência, autismo ou algum outro tipo …