Home / Santana de Parnaíba / Prefeitura realiza ações para garantia da segurança na temporada de chuvas em Santana de Parnaíba

Prefeitura realiza ações para garantia da segurança na temporada de chuvas em Santana de Parnaíba

As chuvas que ocorrem ao final da tarde, entre setembro a abril, ocasionam diversos transtornos para a população em geral. Pensando nisso, a Defesa Civil de Santana de Parnaíba vem realizando um trabalho incessante de prevenção que teve início no mês de setembro, intitulado “Operação Chuvas de Verão”, que conta com obras de mitigação de riscos, limpeza e colocação de grades em córregos, monitoramento de áreas de risco e orientação aos moradores.

Apesar de o verão ocorrer de dezembro a março, o departamento municipal ampliou o prazo para as ações devido à incidência de chuvas típicas de verão nos outros meses, em especial na primavera.

Outras medidas preventivas da Defesa Civil são as campanhas realizadas por meio de materiais, como: cartilhas, manuais e filipetas fornecidas pelo Estado e entregues porta a porta e em locais de grande circulação pelos agentes; campanhas educativas em colégios e no Projeto Crescer.

Todas as ações desenvolvidas pelo departamento, que responde diretamente à pasta da segurança, visam proteger a vida dos munícipes da cidade, preparando-os para eventuais acontecimentos naturais ou situações adversas, como enchentes e alagamentos.

A atuação da Defesa Civil também visa procedimentos emergenciais, apoio assistencial à população e primeiros socorros para preservação da integridade física e prevenção de perda de vidas humanas em meio a decorrência de deslizamentos ou outros desastres naturais, visando minimizar impactos para a população e restabelecer a normalidade social.

 Para um trabalho efetivo, a Coordenação da Defesa Civil de Santana de Parnaíba está interligada com a Secretaria de Operações Urbanas e Regional Alphaville e com a Coordenação da Defesa Civil do Estado e possui uma plataforma interna onde é acompanhado em tempo real o chamado das ocorrências e também é possível fazer o controle das que estão sendo atendidas por todo município.

Além disso, de maio a setembro os agentes atuam na chamada Operação Estiagem, um período de baixa umidade do ar, com muito calor que pode provocar queimadas.

Para que os agentes estejam preparados para atender as mais diversas ocorrências, eles passam por cursos de capacitação que são obrigatórios no município e visam tanto a Operação Chuvas de Verão, quanto a Operação Estiagem, além de desastres naturais.

Atualmente a Defesa Civil conta com 16 agentes e funciona 24h por dia para oferecer a maior segurança possível no atendimento à população. Os chamados podem ser solicitados pelo telefone 4154-2166 ou pelo site da prefeitura: www. santanadeparnaiba.sp.gov.br.

Quando chamar a Defesa Civil
  • Graves desastres com vítimas e desabrigados;
  • Inundações;
  • Queda de árvores
  • Explosões em depósitos de gás de cozinha;
  • Rachaduras, trincas e fissuras em edificações;
  • Deformações em estruturas (lajes, vigas, pilares e paredes);
    Infiltrações graves com grande risco de desabamento.

Como acionar a Defesa Civil

  •  Caso aconteça um desastre e você esteja por perto, é importante pedir ajuda. Ligue para o número 199 ou 4154-2166, tente manter a calma e esteja preparado para dar informações que permitirão que o socorro seja prestado rapidamente:

 

  • Identifique-se: diga seu nome e seu telefone (talvez haja necessidade de confirmar sua chamada ou pedir mais esclarecimentos).
  • Onde aconteceu: dê o endereço completo, com rua, número e cidade (acrescente um ponto de referência).
  • O que aconteceu: seja breve, diga, apenas o essencial.

 

Receber Alerta Defesa Civil por SMS

Para receber alertas e informações da Defesa Civil do Estado de São Paulo sobre risco de mau tempo na sua região, o munícipe deve fazer o cadastro enviando um SMS para o número 40199 com o seu CEP. Assim as mensagens serão enviadas para o celular cadastrado sempre que for necessário. É possível cadastrar quantos CEPs quiser, mas o cadastro deve ser feito um a um. O serviço é totalmente gratuito, tanto o envio de SMS quanto o recebimento de alertas.

Sobre Redação

Leia também

Prefeitura de Santana de Parnaíba implanta programa para consolidar eficiência no atendimento ao cidadão

A Prefeitura de Santana de Parnaíba apresentou na última quinta-feira (4/4) o programa Governo Eficaz, …