Home / Barueri / Programa Famílias Fortes completa dois anos com centenas de atendimentos em Barueri

Programa Famílias Fortes completa dois anos com centenas de atendimentos em Barueri

O Programa Famílias Fortes, da Secretaria da Família de Barueri (Sefam), completou dois anos no dia 7 de julho. Quase não dá pra desvincular o Programa da Secretaria. Ambos foram criados com o objetivo de reforçar os vínculos familiares e melhorar a convivência entre pais ou responsáveis e os filhos.

Os frequentadores do Programa são os casais moradores de Barueri e os filhos de 10 a 14 anos. Os sete encontros semanais são realizados tanto no auditório do Parque da Maturidade como em escolas municipais e em entidades como a ACM (Associação Cristã de Moços).

Todo o conteúdo programático é ministrado por voluntários da própria Sefam, chamados carinhosamente de “facilitadores”. Seguindo as diretrizes do governo federal, todos esses orientadores, mesmo experientes, passam por um curso específico da Avamec (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação).

As famílias que participam têm tanto atividades conjuntas como em separado. Abordando temas como “ter metas e sonhos”, “admirar os pais”, “lidar com o estresse”, “seguir regras”, “fortalecer a comunicação familiar” e “proteger contra o abuso de substâncias”, por exemplo, o Programa visa a conscientização sobre males como gravidez precoce, evasão escolar, comportamento alimentar, autolesões e consumo de álcool e drogas ilícitas.

Fazendo a diferença

Elizabete Mendes, moradora do Parque dos Camargos, conta a sua experiência. “Tivemos quatro encontros até o momento, mas já percebemos a diferença. Já estamos aplicando as regras e fazendo uma reunião por semana em casa. Estamos nos comunicando melhor sem ficarmos chateados uns com os outros (o marido Antônio e o filho David, de 12 anos)”, revela.

Maria Alcione Monteiro, moradora do Jardim São Silvestre, dá a sua versão. “Frequentei o Famílias Fortes no Parque da Maturidade com meu filho José Lucas, de 10 anos. Foi muito importante porque melhorou o nosso relacionamento”, conta ela.

Após os sete encontros semanais, as famílias passam por quatro ciclos mensais de acompanhamento. “O objetivo desses ciclos é reforçar os conhecimentos ministrados anteriormente”, afirma Bartolomeu Luiz de Oliveira, presidente do Comad (Conselho Municipal Antidrogas de Barueri) e um dos facilitadores do Programa Famílias Fortes.

Vidas transformadas

Ricardo Caiaffa, secretário-adjunto da Sefam, é um dos facilitadores do Programa Famílias Fortes. Ele conta que ficou profundamente sensibilizado em dois momentos. “Uma mãe estava frequentando as reuniões com seus quatro filhos. O pai, que não pôde comparecer em razão de suas atividades profissionais, faleceu. Já esperava que a mãe fosse abandonar as reuniões, mas ela resolveu continuar porque reconheceu a importância do conteúdo”, relembra. “Em outra ocasião, um filho me confidenciou que o único momento em que viu a família unida foi nas reuniões do Programa Famílias Fortes”, arremata.

Sílvio Macedo, secretário da Família está satisfeito com o projeto. “Dois anos depois da implantação do Programa Famílias Fortes, meu sentimento é de gratidão. Tenho a convicção de que estamos no caminho certo. O investimento na família é o melhor que podemos fazer. As famílias fortalecerão seus vínculos e estarão mais abertas às oportunidades que Barueri oferece”, afirma.

Reconhecimento

Em reconhecimento ao trabalhado desenvolvido pelo Programa Famílias Fortes, Barueri foi agraciada com o selo “Município Amigo da Família” pelo antigo Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos em dezembro de 2022. O Famílias Fortes já foi frequentado por mais de 300 famílias e mais de mil pessoas em diversos bairros de Barueri. Atualmente tem uma célula em funcionamento na ACM do Jardim Mutinga. As inscrições para participar podem ser feitas pelos telefones (11) 3164-9555 e 94023-0220 (WhatsApp), pelo e-mail sefam@barueri.gov.br ou pelo formulário disponível AQUI.

Sobre Redação

Leia também

Segunda semana do Arraiá começa com Léo Santana na quinta, 20

Abrindo a segunda semana de shows do Arraiá de Barueri, a Prefeitura, por meio da …