O projeto “Sorrisos Saudáveis na Primeira Infância”, da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, tem feito a diferença nas escolas municipais de Barueri, promovendo saúde bucal desde os primeiros anos de vida. Na quarta-feira (dia 6), foi a vez da Emei João Fernandes receber as atividades, que incluíram jogos lúdicos e sessões educativas com o objetivo de ensinar tanto as crianças quanto seus pais e cuidadores sobre a importância da higiene bucal.
Com atividades como teatro de fantoches, jogo da memória, pescaria educativa e tabuleiros, as crianças das 1ª e 2ª fases do ensino infantil se divertiram e aprenderam ao mesmo tempo.
Hora de brincar e aprender
Heitor Fernandes, de 5 anos, gostou bastante dos desafios. “Gostei muito da pescaria e aprendi a pescar a bactéria que faz o dente doer”, disse o pequenino.
Para complementar o aprendizado também foram oferecidas palestras para pais e cuidadores, orientando sobre temas como a importância do dente de leite e os cuidados para evitar problemas futuros.
“Levamos orientações para que não haja a perda precoce, pois isso gera uma série de prejuízos na fala, mastigação e que isso impacta na autoestima da criança”, disse a dentista America Cristiane Leal.
O projeto inclui ainda uma avaliação contínua do conhecimento dos pais e professores, que respondem a questionários sobre mitos e verdades acerca da higiene bucal.
“É interessante envolver a comunidade no processo, permitindo medir o nível de conhecimento e planejar futuras ações”, explica a diretora da Saúde Bucal Escolar, Fabiana Ferreira Nardi.
Sem cáries
De acordo com Fabiana, o programa tem também uma vertente prática, com dentistas nas escolas examinando as crianças para identificar necessidades de tratamento.
“As crianças que precisam de intervenção são encaminhadas para o consultório odontológico escolar. As com dentes passíveis ao tratamento aplica-se a técnica de Tratamento Restaurador Atraumático”, afirmou a dentista sobre a técnica que é menos invasiva e restaura dentes atingidos pela cárie.
—
Jaqueline Duarte – 08/11/2024
Crédito da foto: Beatriz Lucato/Secom