Home / Barueri / Projeto ‘SP Conecta Cidades’ é lançado em Barueri

Projeto ‘SP Conecta Cidades’ é lançado em Barueri

Objetivo do programa é incentivar os municípios a desenvolverem um ecossistema de apoio às startups que seja atuante

Franklin Ribeiro fala ao público durante lançamento do SP Conecta Cidades
Head do Ecossistema de Startups da Investe São Paulo, Franklin Ribeiro
Foi lançado na noite de quarta-feira (5), em Barueri, a primeira edição do SP Conecta Cidades – iniciativa da Investe São Paulo que visa compartilhar iniciativas para impulsionar o ambiente de negócios e a cultura de inovação nos municípios paulistas.

“O objetivo é sair da capital e contribuir para o desenvolvimento econômico paulista por meio do potencial das startups”, diz o Head do Ecossistema de Startups da Agência, Franklin Ribeiro.

Depois das boas vindas do diretor de Comunicação da Cioeste, co-organizadora do evento, Mauro Sérgio, Franklin explicou a todos como o projeto itinerante deve funcionar e, principalmente, como ele deve contribuir para o amadurecimento do ecossistema local e na promoção da inovação.

Entre os participantes, estavam empreendedores, empresários, investidores, representantes do setor público e de universidades, em um ambiente bastante descontraído e favorável às conexões. “Os interesses são os mais diversos. Muitos vieram buscando serem investidores anjo, outros para aprender como criar ou acelerar uma startup, dar ou receber mentoria, ou ainda aprender a como fazer bons pitches”, conta Ribeiro.

Quem falou mais sobre essa forma de se apresentar de maneira muito rápida e sucinta, o chamado pitch, foi Edgar Caetano, professor de oratória. Ele deu orientações essenciais de como fazer um pitch bem estruturado e eficiente: “quando você está vendendo sua ideia para um investidor, talvez não haja uma segunda chance; portanto é importante estar bem preparado”, reforçou Caetano, que inclusive sorteou um curso de oratória entre os presentes.

Depois das apresentações e dicas, o momento foi de interação e que, segundo Franklin, já surtiram efeito: “Soubemos que este primeiro contato já trouxe alguns resultados entre projeto e investidor anjo – e essa é a ideia do SP Conecta Cidades: fomentar e incentivar o crescimento do ecossistema local. Ao longo do tempo, qualquer região paulista poderá dar seus próprios passos e criar uma agenda positiva”, finalizou.

Próxima parada
Para dar continuidade ao SP Conecta Cidades, a Investe São Paulo vai atuar na articulação com representantes de cidades e do ecossistema paulista. Os municípios interessados, por sua vez, deverão trabalhar no envolvimento com os representantes locais, promover o trabalho conjunto, indicar espaços para a realização dos encontros e fornecer dados para o mapeamento de startups.

Sobre rodrigo

Leia também

O Mágico de Oz encanta crianças e adultos

O mundo de Oz certamente sempre esteve no imaginário de crianças e adultos. Não por …