Home / Cidades / Ronda Bike da Guarda de Barueri já está nas ruas

Ronda Bike da Guarda de Barueri já está nas ruas

Desde o início da segunda quinzena do mês de fevereiro, tornou-se comum ver guardas civis municipais de Barueri “pedalando” pelas ruas da cidade. O patrulhamento com bicicletas é a mais nova ferramenta implementada pela
Ronda Bike da Guarda de Barueri já está nas ruas 1 - Alphatimes

Ronda Bike da Guarda de Barueri já está nas ruas 2 - Alphatimes

Secretaria dos Assuntos de Segurança para o combate efetivo da criminalidade.

A Ronda Bike da Guarda vem atuando na segurança pública de eventos específicos como o Carnaval de Rua, e em pontos de grande concentração humana como nas imediações de feiras livres, praças e parques municipais.

Responsável pelo destacamento de ciclistas, que conta inicialmente com o efetivo de sete agentes, o classe distinta (CD) Richardson Alves Ribeiro destacou que a ciclopatrulha integra a filosofia de policiamento comunitário.

“O patrulhamento com bicicletas permite um estreito contato do guarda civil com a comunidade, aumentando consideravelmente a capacidade operacional, em virtude da maior mobilidade em relação ao patrulhamento a pé”, concluiu o CD Richardson.

Treinamento e equipamento
Antes de saírem às ruas os guardas municipais recebem treinamento específico para atuarem com as bicicletas. As bikes são aro 26, câmbio e pedais Shimano, possuem freio a disco e hidráulico e têm bancos com molas e fabricados em gel.

Os primeiros guardas civis da Ronda Bike realizaram treinamento na Guarda Civil de Guarulhos (a primeira Guarda no Estado a realizar esse tipo de patrulhamento). Agora estes agentes são multiplicadores para os outros guardas que farão o treinamento, que tem duração de duas semanas e conta com o material disponibilizado pela International Police Mountain Bike Association (IPMBA).

Patrulhamento com bike
De acordo com a Law Enforcement Bicycle Association (associação norte-americana que treina policiais para que atuem com bicicletas), a ciclopatrulha teve início em Seattle, em 1987. No Brasil, a modalidade de patrulhamento com bicicletas se tornou efetiva em Minas Gerais, no final da década de 90.
Fotos
Bikes oferecem maior mobilidade em relação ao patrulhamento a pé
Ciclopatrulha integra a filosofia de policiamento comunitário

Secretaria de Comunicação Social

Sobre Administrador

Sou Desenvolvedor Front end, trabalho com desenvolvimento de Websites, SEO, e layout. Criação de e-mail marketing e peças gráficas , análise e acompanhamento de seus resultados. Mensuração de resultados via Google Analytics. Trabalho com as linguagens CSS, CSS3, HTML5, PHP e jQUERY.

Leia também

Últimas Indicações do vereador Cristovam são apresentadas na Câmara

Parlamentar de Carapicuíba faleceu no domingo (28), vítima de pneumonia Durante a 13ª Sessão Ordinária …