Home / Cultura / Roteiro Turístico oferece conhecimento histórico a alunos da rede

Roteiro Turístico oferece conhecimento histórico a alunos da rede

Chegada ao Museu Municipal, um dos pontos do passeio turístico
Chegada ao Museu Municipal, um dos pontos do passeio turístico

“Nunca fui a um museu, estou muito animado, o passeio com meus amigos e professora será muito divertido”, afirmou com um largo sorriso o aluno Gustavo Henrique Batista durante o trajeto que levou cerca de 60 alunos da Emef Mário Joaquim (Parque Viana) ao ‘Roteiro Turístico de Barueri’.

O programa, desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de divulgar e promover os pontos turísticos da cidade, oferece roteiros culturais, apresentando as riquezas históricas, institucionais, de lazer, de leitura e esportivas de Barueri.

O passeio, realizado no horário de aula e acompanhado por técnicos e professores, passa por museus, parques, bibliotecas e ginásios. O itinerário e pontos a serem visitados são definidos conforme o perfil e idade dos alunos. “Procuramos adequar a linguagem e os pontos de visitação conforme o nível de conhecimento e a faixa etária de cada turma. Hoje, com os menores, alunos do 1º e 2º ano, entre 6 e 7 anos, entra o circuito dos museus e biblioteca”, explica o turismólogo Felipe dos Santos.

Felipe esclarece que em cada parada há um propósito específico. Segundo ele, no Museu Municipal os pequenos acompanham como começou a história da cidade em que vivem. No Museu da Bíblia, aprendem sobre a criação dos papéis e formas de escrita, já que nessa fase alguns estão sendo alfabetizados. Na visita à biblioteca, o intuito é estimular o gosto pela leitura através do contato com os livros e com os contadores de contos. “Além, é claro, de despertar em cada um deles a importância de cuidarem e preservarem o patrimônio de sua cidade”, ressalta.

Leia a reportagem completa no Diário de Barueri.

Sobre rodrigo

Leia também

Escola do Parlamento premia vencedores do 1º Concurso de Vídeo de 60 Segundos

A Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza aproveitou a primeira sessão legislativa da Câmara …