Home / Cultura / Roteiro Turístico oferece conhecimento histórico a alunos da rede
Chegada ao Museu Municipal, um dos pontos do passeio turístico

Roteiro Turístico oferece conhecimento histórico a alunos da rede

Chegada ao Museu Municipal, um dos pontos do passeio turístico
Chegada ao Museu Municipal, um dos pontos do passeio turístico

“Nunca fui a um museu, estou muito animado, o passeio com meus amigos e professora será muito divertido”, afirmou com um largo sorriso o aluno Gustavo Henrique Batista durante o trajeto que levou cerca de 60 alunos da Emef Mário Joaquim (Parque Viana) ao ‘Roteiro Turístico de Barueri’.

O programa, desenvolvido pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo, com o objetivo de divulgar e promover os pontos turísticos da cidade, oferece roteiros culturais, apresentando as riquezas históricas, institucionais, de lazer, de leitura e esportivas de Barueri.

O passeio, realizado no horário de aula e acompanhado por técnicos e professores, passa por museus, parques, bibliotecas e ginásios. O itinerário e pontos a serem visitados são definidos conforme o perfil e idade dos alunos. “Procuramos adequar a linguagem e os pontos de visitação conforme o nível de conhecimento e a faixa etária de cada turma. Hoje, com os menores, alunos do 1º e 2º ano, entre 6 e 7 anos, entra o circuito dos museus e biblioteca”, explica o turismólogo Felipe dos Santos.

Felipe esclarece que em cada parada há um propósito específico. Segundo ele, no Museu Municipal os pequenos acompanham como começou a história da cidade em que vivem. No Museu da Bíblia, aprendem sobre a criação dos papéis e formas de escrita, já que nessa fase alguns estão sendo alfabetizados. Na visita à biblioteca, o intuito é estimular o gosto pela leitura através do contato com os livros e com os contadores de contos. “Além, é claro, de despertar em cada um deles a importância de cuidarem e preservarem o patrimônio de sua cidade”, ressalta.

Leia a reportagem completa no Diário de Barueri.

Sobre rodrigo

Leia também

Câmara aprova liberação de imóvel para instalação da faculdade de medicina em Itapevi

Os vereadores de Itapevi aprovaram em sessão ordinária realizada remotamente, nesta terça-feira, dia 9 de …