A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a 1ª Conferência pela Primeira Infância, na terça-feira (4/11), na Arena de Eventos, no Campo da Vila. O encontro reuniu centenas de pessoas, entre professores, gestores escolares, pais de alunos e autoridades municipais, com o objetivo de discutir temas relacionados ao cuidado e ao desenvolvimento integral de crianças com idade entre zero e seis anos.
A conferência começou com a apresentação de dança de alunos do Colégio Municipal Maria Clara Machado, da região da Fazendinha, e uma encenação teatral do Circo Arlequia, comandado pelo diretor Edimilson Andrade. Na sequência, foi apresentado um vídeo com depoimentos de estudantes da educação infantil sobre o que é ser criança, e ainda foi exibido um vídeo com ações das secretarias municipais destinadas ao público infantil.
Entre os temas abordados no encontro, destaque para a utilização de tecnologias digitais no desenvolvimento da criança. Para abordar o assunto, foi convidado como palestrante o assessor pedagógico no Grupo Educacional Opet, de Curitiba-PR, mestre e doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Matheus Alves de Paula.
Uso de telas
O tema da sua palestra foi O uso de telas na primeira infância: desafios do desenvolvimento, da atenção e do cuidado coletivo. Com dados de pesquisas e estudos científicos, o especialista apontou que o uso excessivo de telas na primeira infância tem provocado mudanças significativas na forma como as crianças se desenvolvem e se relacionam com o mundo.
Ele destacou que, embora a tecnologia possa oferecer recursos educativos e de entretenimento, sua utilização precoce e sem orientação adequada interfere em aspectos essenciais, como atenção, linguagem e convívio social.
Por isso, ele enfatizou a necessidade de fortalecer as interações diretas com pessoas e o contato com o ambiente real, de modo a equilibrar o uso das tecnologias com a preservação dos vínculos humanos e experiências sensoriais, como brincadeiras ao ar livre.
Roda de conversa
Após a palestra, foi realizada a participação de representantes do Conselho Tutelar, do Comitê da Primeira Infância, do Conselho Municipal de Educação, do Conselho de Alimentação Escolar e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais uma roda de conversa sob mediação de Cristina Palma Rosa, da qual participaram o próprio Matheus, a médica pediatra Natália Caldeira Pontes e as secretárias municipais Selma Cezar (Mulher e Família) e Denise Marques (Educação). A discussão serviu para aprofundar algumas questões abordadas na palestra e tirar dúvidas da plateia.
O evento contou ainda com da Educação). A conferência teve tradução simultânea em Libras pela intérprete Kelli Cristina Gonçalves Nunes.
Compromisso com a educação
A realização da 1º Conferência pela Primeira Infância faz parte de um conjunto de ações adotadas pela Prefeitura de Santana de Parnaíba para aprimorar a educação do município. Entre as iniciativas que reforçam esse compromisso, está a construção do Currículo Municipal da Educação Básica, do Plano Municipal Pela 1ª Infância e do Regimento Comum Escolar atualizado.
Os documentos foram apresentados no ano passado e representam um marco na história da cidade, pois Santana de Parnaíba não tinha um currículo e plano da 1ª infância próprios até então, e passou a ser uma das poucas cidades brasileiras no cumprimento e atualização de suas normas educacionais, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Marco Legal da Primeira Infância.
Crédito:
Fotos/texto: Secom de Santana de Parnaíba
Alpha Times Alpha Times 

