Home / Barueri / Saúde de Barueri homenageia mulheres com programação especial

Saúde de Barueri homenageia mulheres com programação especial

Flores, atenção, cuidado e estímulo. O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, inspirou a Saúde de Barueri a preparar uma programação intensa durante toda a semana para homenagear o público feminino.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não deixaram a data passar em branco. Houve café da manhã, entrega de flores, palestras, dinâmicas, dia de beleza e outros mimos para o fortalecimento da autoestima. As atividades variaram bastante em cada UBS, mas todas ofereceram um gostoso café da manhã e distribuíram flores às pacientes para lembra-las o quanto são importantes e especiais.

A UBS Drª. Elisabeth Izilda Duleba, do Chácaras Marco, por exemplo, promoveu dinâmicas e palestras entre os dias 5 e 9. HPV foi o tema da palestra, enquanto a dinâmica levou homens e mulheres a responderem sobre as rosas e os espinhos de ser mulher, sempre baseando a questão em diversos temas elencados ao longo da atividade.

Também durante a semana, a UBS Hermelino Liberato Filho, do Jd. Belval, realizou ações visando estimular o autoconhecimento, o bem-estar físico e mental, a elevação da autoestima e o empoderamento da mulher. Para isso, ofereceu sessões de auriculoterapia, relaxamento, dança circular (para usuárias e funcionárias), corte de cabelo, dentre outros.

Além das UBSs, a Policlínica do Cruz Preta / Engenho Novo também agradou as mulheres que passaram por lá. Além do carinho já usual, a equipe presenteou as pacientes com um vaso de suculentas.

Consultório na Rua
A UBS do Jd. Belval acolheu as ações desempenhadas pela equipe do Consultório na Rua, ligado à Diretoria de Saúde Mental, que preparou um dia especial às mulheres em situação de rua. Elas desfrutaram de serviços como coleta de Papanicolau, corte de cabelo, roda de conversa sobre empoderamento e como é ser mulher na rua, curso de automaquiagem, café da manhã etc. As homenageadas saíram de lá com um kit de maquiagem preparado com todo capricho pela equipe.

“Eu gosto do pessoal do Consultório na Rua porque eles abordam temas relacionados à saúde e é importante cuidar do corpo, mente e emocional”, diz Priscila Mendes de Souza, beneficiada pelo programa.

Em situação de rua há três anos, Priscila é grata às meninas da Saúde Mental pela ajuda. Segundo conta, há três anos estava fechada a qualquer apoio, mas a insistência da equipe a levou a descobrir e tratar um mioma e uma gestação. Desde então, frequenta a UBS assiduamente e tem recebido amparo da Cáritas Barueri – serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua. “Eu acho que se não tem um trabalho desse, o pessoal da rua acaba morrendo por coisas simples que podem ser facilmente cuidadas”, diz.

Sobre rodrigo

Leia também

Santana de Parnaíba passa para fase amarela a partir do dia 13 de Julho

No último sábado (11/07), o Prefeito de Santana de Parnaíba Elvis Cezar realizou uma transmissão …