Home / Barueri / SDPD completa 13 anos e celebra conquistas

SDPD completa 13 anos e celebra conquistas

No dia 18 de agosto a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) completou 13 anos e teve festa para comemorar as conquistas para a pessoas com deficiência do município.  A celebração realizada na SDPD contou com apresentações culturais e esportivas que emocionaram o público.  

 

Arte e inclusão 

Nos corredores da SDPD ficaram expostos pinturas em tela, sapatos customizados, dentre outros. Além de painéis com fotos das atividades realizadas ao longo do ano que geram vários benefícios sensoriais, cognitivos e de socialização. 

 

Equipe de bocha 

A equipe de bocha paraolímpica IBP/SDPD fez uma demonstração da modalidade esportiva que é considerada a mais inclusiva do mundo, pois conta com a participação de atletas com deficiências de grau mais elevado.  

 

Centro-Dia 

Os atendidos pelo Centro- Dia, programa voltado para pessoas adultas com deficiência, fizeram uma divertida apresentação de dança no ritmo carimbó, cantaram a música “Me Abraça” na versão da dupla Anavitória.  

 

Libras 

Os alunos da Oficina de Libras deram um show à parte com apresentação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) da canção “Fico assim sem você”. As Oficinas de Libras já capacitaram mais 640 alunos no nível básico. 

 

Orientação e mobilidade 

As jovens Pietra, de 17 anos, que tem surdo-cegueira, e Evelyn Duarte, 28 anos, com deficiência visual e intelectual, marcaram presença na celebração ao mostrar as suas confecções de bijuterias artesanais, atividade que faz parte do estímulo sensorial do serviço especializado Orientação e Mobilidade.  

 

“Ela cria pulseiras, colares e chaveiros. Ela adora produzir as peças e isso melhorou muito a sua coordenação motora”, conta Talita Neves do Nascimento, mãe de Pietra.  

 

Presente! 

“Comemorar essa data com as famílias de todos os tipos de deficiência que estão cada vez mais próximas à Secretaria e ver de perto as transformações que os serviços têm realizado nos traz muita alegria”, declarou o secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Professor Carlinhos) durante a festa. Ele também celebrou a mais nova conquista para a cidade ao citar a reforma do prédio, dentre outras melhorias.  

 

“E um dos presentes que entregamos neste ano será a reforma do nosso prédio, que vai acolher melhor os usuários e abrigar o novo centro de referência à pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista)”, lembrou Carlinhos. 

 

SDPD 

Criada pela Lei complementar de número 256 em 2010, a SDPD promove serviços que tem o objetivo de promover qualidade de vida para pessoas com deficiência contemplando todos os tipos de deficiência: física, auditiva, visual, intelectual, múltipla e TEA.  

 

A SDPD fica na rua Vereador Isaías Pereira Souto, 175 – Jardim Belval. Siga a Secretaria também pelo Instagram ou pelo Facebook 

 

Sobre Redação

Leia também

Já atualizou a vacina do seu pet?

A Prefeitura de Barueri mantém um posto fixo de vacinação contra a raiva em cães …