Home / Barueri / Secretaria da Família realiza Seminário de combate ao uso de álcool e drogas

Secretaria da Família realiza Seminário de combate ao uso de álcool e drogas

O auditório do Parque da Maturidade esteve repleto na tarde da última quarta-feira, dia 28, para a realização do II Seminário Municipal de Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas. O evento surgiu por iniciativa da Secretaria da Família de Barueri (Sefam) e do Comad – Conselho Municipal Antidrogas.

A Sefam já tinha promovido na segunda-feira, dia 26, uma palestra on-line com Ronaldo Campos, fundador da Comunidade Terapêutica Filhos da Luz, e no dia seguinte participou de uma formatura do Proerd (Programa de Educação e Resistência às Drogas e à Violência), da Secretaria de Educação de Barueri em pareceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Ricardo Caiaffa, secretário-adjunto da Sefam, foi o orador do evento. Ele deu a palavra a Sílvio Macedo, secretário da pasta, que elencou as diversas iniciativas da sociedade civil para a diminuição do problema, citou a Lei 040/2019, e enalteceu o Programa Famílias Fortes, de sua Secretaria, como carro-chefe de reavaliação de valores e de reestruturação familiar.

Restaurando vidas

Bartolomeu Oliveira, presidente do Comad, citou o trabalho que tem sido feito na prevenção desde a criação do órgão e avisou das reuniões que ocorrem todas as quintas-feiras na sede da Secretaria da Família. Bartolomeu foi carinhosamente citado num depoimento do usuário em recuperação Valdir por tê-lo acolhido num episódio de recaída.

A palestra de Rafael Moura, presidente da Federação Nacional dos Profissionais de Álcool e Drogas), abordou o tema “Redução de Danos”. Vários espectadores (“usuários em recuperação” e profissionais da área) subiram ao palco e declararam sua opinião sobre o assunto.

Representantes do AA (Alcoólicos Anônimos), entidade que existe em dezenas de países e que tem uma sede em Barueri, falaram sobre a principal dificuldade inicial encontrada para lidar com o problema: a pessoa reconhecer que o álcool é nocivo para si e para sua família e que ela precisa de tratamento.

Ronaldo Campos é um dentista que, comovido pela perda de um filho para as drogas, fundou a Comunidade Filhos da Luz em Carapicuíba. Os percentuais citados por ele em relação ao número de usuários de álcool e de drogas em Barueri são, no mínimo, preocupantes: 3,2% de usuários de drogas ilícitas (8.950 pessoas) e 11,2% de alcoólatras (31.326 habitantes).

Ele defende o amparo ao usuário e também à sua família. Campos ficou visivelmente emocionado quando, ao final do Seminário, um assistido de sua Comunidade e dois parentes deram depoimentos comoventes relatando as dificuldades enfrentadas para conseguir a recuperação.

Márcio Silva, psicólogo, e Anália Eid, enfermeira, fazem parte de uma equipe multidisciplinar do Pró-Vida, instituição focada no desenvolvimento do potencial humano. Eles citaram a resiliência como fator primordial de recuperação e três adicionais: suporte social (apoio da família e de amigos); fortaleza interna (acreditar no seu potencial) e habilidades (valer-se de seu potencial de reversão).

É para ajudar

Silvio Macedo estava satisfeito com o evento. “Nosso objetivo foi chamar a sociedade de Barueri para a importância da prevenção ao uso do álcool e das drogas, males que estão atingindo cada vez mais as nossas famílias. Convidamos especialistas, empresários e outros representantes. Foi um espaço de debates, de troca de experiências e de aprendizado. Fiquei feliz com o resultado”, afirmou.

O “Grupo Busque Ajuda Sefam” é um órgão da Secretaria da Família de Barueri reconhecido por possuir um projeto inovador de prevenção, combate, tratamento e pós-tratamento para dependentes químicos e familiares. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3164-9555 (24 horas) e nas redes sociais InstagramFacebook.

Sobre Redação

Leia também

Segunda semana do Arraiá começa com Léo Santana na quinta, 20

Abrindo a segunda semana de shows do Arraiá de Barueri, a Prefeitura, por meio da …