Home / Saúde / Segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível nos Postos de Saúde
Jovens entre 9 e 11 anos, devem tomar a segunda dose.

Segunda dose da vacina contra o HPV já está disponível nos Postos de Saúde

Jovens entre 9 e 11 anos, devem tomar a segunda dose.
Jovens entre 9 e 11 anos, devem tomar a segunda dose.

Jovens com idades entre 9 a 11 anos que já tomaram a primeira dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) devem procurar as unidades básicas de Barueri para receber a segunda dose.

A imunização com a 2ª dose começou no dia 1º de setembro, sendo necessária para garantir a proteção contra o HPV, vírus que pode causar câncer de colo do útero.

A aplicação é ministrada em três doses, sendo que a segunda aplicação deverá ser feita seis meses depois da primeira; e a terceira, cinco anos depois. População alvo prioritária da vacinação com a vacina HPV no ano de 2015 são as meninas na faixa etária entre 9 a 11 anos, e devido à baixa adesão à Campanha de 2014, também serão vacinadas as adolescentes de 12 e 13 anos de idade. Meninas e mulheres de 9 a 26 anos, 11 meses e 29 dias vivendo com HIV também recebem a dose.

Até 2016, o objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país.

HPV
O Papiloma Vírus Humano, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. É uma infecção transmitida sexualmente (DST). A ausência de camisinha no ato sexual é a principal causa da transmissão.

Também é possível a transmissão do HPV de mãe para filho no momento do parto, devido ao trato genital materno estar infectado. Entretanto, somente um pequeno número de crianças desenvolve a papilomatose respiratória juvenil.

O HPV pode ser controlado, mas ainda não há cura contra o vírus. Quando não é tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do Câncer de colo do útero e do Câncer de Garganta. 99% das mulheres que possuem Câncer de colo do útero foram infectadas por esse vírus.

A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem. Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.

Secretaria de Comunicação Social

Sobre rodrigo

Leia também

Barueri terá vacinação contra raiva durante dois sábados de janeiro

Nos dias 21 e 28 de janeiro a imunização contra raiva vai contar com mais …