Home / Barueri / Tecnologia na rede pública de Barueri impactam 66 mil alunos e 3.500 professores

Tecnologia na rede pública de Barueri impactam 66 mil alunos e 3.500 professores

professores vivenciam uma nova jornada de transformação digital na rede pública

A cidade de Barueri mais uma vez inova e toma a dianteira entre as principais cidades do Brasil no uso de tecnologia na sala de aula na rede pública de ensino básico.

Com a implantação do Google for Education, iniciada em novembro de 2018 e recém finalizada, 66 mil alunos foram beneficiados e farão uso dos equipamentos adquiridos pela Prefeitura, como 10.750 Chromebooks, 11.900 óculos de realidade virtual e 110 terminais para videoconferência. Uma grande novidade é a introdução dos chromebooks para atividades dentro da sala de aula, e não em laboratórios de informática. Os chromebooks são movimentados pela escola através dos 361 carrinhos especiais com tomada e wifi, adquiridos juntos com os outros equipamentos, e causam frisson nas crianças quando chegam na classe.

A iniciativa beneficia também os 3.500 professores da rede, que receberam nos últimos meses formação em transformação digital através da empresa Colaborativa, uma das principais parceiras do Google for Education no Brasil, com uma metodologia única de fluência digital no aprendizado.

De acordo com a Secretária de Educação de Barueri, Flávia Moreno, a cidade não tem poupado esforços quanto aos investimentos na Educação. “Os alunos estão muito felizes com a oportunidade do uso da tecnologia nas escolas. Com certeza vamos colher ótimos frutos na aprendizagem dos estudantes da nossa rede”, disse.

Para Beni Kuhn, CEO da Colaborativa, o projeto de Barueri é um passo importante na educação do Brasil. “O Brasil tem hoje em Barueri um caso de sucesso que ilustra a transformação digital na educação e que é possível realizar e construir”, conclui o executivo.

Detalhamento da iniciativa

O projeto teve o seu start em uma cerimônia de apresentação, que aconteceu em 30 de novembro de 2018 e contou com a presença de autoridades de Barueri, gestores da Educação e representantes do Google e da Colaborativa.

Em dezembro de 2018, foram realizados encontros com os professores para explicar o programa, seus objetivos, o que estava por vir e, desta forma, alinhar as expectativas dos participantes e da Secretaria de Educação. “Todo processo de transformação se depara com a resistência natural às mudanças e este foi o principal desafio da Colaborativa, que atuou em várias frentes a fim de minimizar estas dificuldades, tornando o processo mais fluido e, portanto, gerando melhores resultados no aprendizado dos professores”, explica Beni Kuhn, e conclui: “Ao final da formação, o sentimento dos professores era de que uma nova porta se abriu com uma infinidade de oportunidades e que este é apenas o início de uma longa jornada”

As formações foram aplicadas aos setores-chave da rede e em seguida à rede de professores do município, incluindo Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II, a partir de encontros presenciais e atividades remotas.

O projeto Google For Education na rede Municipal de Barueri foi implementado e concluído em abril de 2019 e está em amplo funcionamento nas salas de aula.

Benefícios para os alunos e professores

A Colaborativa destaca como benefícios para o aluno:

  • O aumento do interesse e da motivação em aprender e explorar conteúdos
  • Redução no número de faltas de alunos, principalmente em dias de uso dos chromebooks;
  • Inclusão de alunos com dificuldade de aprendizado, promovendo a integração e a sociabilização;
  • Fomento de trabalho em equipe e colaboração;
  • Melhoria das oportunidades de trabalho através do contato com recursos tecnológicos atualizados e inovadores;

Para os professores:

  • Ganho significativo em fluência digital;
  • Oportunidade de atualização e crescimento profissional através das formações realizadas;
  • Ampliação do repertório na transferência de conhecimento em sala de aula;
  • Ganho de produtividade através de recursos que permitem automatizar atividades do dia a dia, permitindo que o professor tenha mais tempo para se focar no desenvolvimento de novos materiais e preparação de aula e inspiração para criação de novas práticas e dinâmicas em sala de aulas

“Quando a secretaria anunciou a parceria com o Google For Education, eu falei: O futuro chegou!” afirma Maurylane Oliveira, coordenadora de Barueri. Já Ignacio Javier, professor de Barueri, relembra que desde o primeiro encontro quando a Colaborativa começou a introduzir os conceitos do G Suite para todos os professores, a expectativa aumentou muito. “E já vislumbrei como poderei usar isso em sala de aula”, explica o professor.

Barueri em números:

Localizado a 30 km da capital do Estado de São Paulo, Barueri é um município com 262 mil habitantes. Com 66 mil alunos na Educação Infantil, Fundamental I e Fundamental II distribuídos em 113 unidades escolares. Conta com uma rede de ensino de aproximadamente 3.500 profissionais. O município é pioneiro e está sempre em busca de inovações, investindo na adoção de recursos para educação.

Missão da Secretaria de Educação: Oferecer aos alunos da Rede pública formação de qualidade nas mesmas condições e oportunidades dos alunos da rede privada.

Criada em 2016, a Colaborativa é uma consultoria de transformação digital em educação com sede na cidade de São Paulo e atuante em todo o Brasil. Conta com uma metodologia única que auxilia as instituições de ensino a promover fluência digital no aprendizado, tendo impactado mais de 320 mil professores e 1 milhão de alunos.

Sobre Hostmarx - Hospedagem e Desenvolvimento de Sites

Leia também

O Mágico de Oz encanta crianças e adultos

O mundo de Oz certamente sempre esteve no imaginário de crianças e adultos. Não por …