Home / alphaville / Viveiro Municipal atende em novo local

Viveiro Municipal atende em novo local

O Viveiro Municipal, que anteriormente funcionava próximo ao projeto Horta da Gente, dentro do parque Ecológico Tietê/Barueri, mudou de lugar. Agora, ele está mais perto da entrada do parque, ao lado do estacionamento. A construção conta com guarita, recepção, administração, cozinha, banheiros, área para abrigo dos exemplares arbóreos, espaço para veículos usados no transporte das plantas e muito mais.  

O parque Ecológico Tietê está localizado em Alphaville, na avenida Dr. Dib Sauaia Neto, 166. 

Sua função 

O órgão, que é ligado à Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e ao departamento de Parques e Viveiros, é responsável pelo plantio de mudas em diversas áreas de Barueri, bem como pela recomposição de áreas degradadas e compensação ambiental. Ele também realiza a doação de até cinco exemplares de plantas aos munícipes e empresas situadas na cidade. Importante lembrar que essas mudas doadas pelo órgão devem ser plantadas em Barueri para ajudar na expansão das áreas verdes locais.  

Sistema de retirada 

A solicitação dos exemplares deverá ser feita na Sema, na área responsável pelos parques e pelo Viveiro, que fica localizada na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 1124, no Centro da cidade. É preciso apresentar documento de identificação com foto, como o RG ou a CNH e um comprovante de residência atualizado (com validade de 90 dias). No local serão dadas orientações para o plantio e realizada a análise da área que receberá a árvore por georreferenciamento.
  
 

Os moradores de Barueri deverão apresentar um projeto para esse plantio, bem como assinar um termo de responsabilidade, no qual assumem a manutenção da planta pelos próximos quatro anos. O plantio poderá ocorrer dentro ou fora da residência, até mesmo na calçada, de acordo com avaliação preliminar. Após esses trâmites, será emitida uma autorização para a retirada das plantas no Viveiro e posteriormente realizada uma vistoria no local que receberá o exemplar arbóreo.  

Sobre Redação

Leia também

Entrevista com o Presidente do PL de Santana de Parnaíba, Leandro Monteiro no Granja News Cast EP/19

No programa 19 do Granja News Cast entrevistamos o Presidente do PL de Santana de …