A Câmara Municipal de Itapevi realizou, nesta terça-feira, 1º de setembro, a 25ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 16ª Legislatura. Ao todo, 501 documentos e registros passaram pelo expediente e pela Ordem do Dia, entre requerimentos, indicações, respostas do Poder Executivo, projetos, moções e outros documentos oficiais.
O maior volume foi de indicações apresentadas pelos vereadores, com 272 documentos, numerados de 10014 a 10285/2026. Também foram apresentados e encaminhados 20 requerimentos, abordando temas como juventude, esporte, educação, saúde, meio ambiente, mobilidade urbana, infraestrutura e serviços públicos.
A sessão recebeu ainda 199 respostas do Poder Executivo, sendo 42 referentes a requerimentos e 157 relacionadas a indicações encaminhadas anteriormente pelos parlamentares.
Duas matérias foram encaminhadas às comissões permanentes da Casa: o Veto Total ao Projeto de Lei nº 096/2026, que trata da realização de estudo técnico para implantação do Parque Girassol, espaço público inclusivo voltado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o Projeto de Lei nº 249/2026, que propõe alterar a denominação da Avenida dos Brasileiros, no Parque Suburbano, para Avenida Walter Alves.
Também integraram o expediente duas moções de aplausos, de autoria das vereadoras Tininha Godoy e Priscilla Cavanha. As homenagens foram destinadas à Appris Editora e à Editora Mizuno pela doação de obras com temática feminina para a criação da Seção de Combate à Violência contra a Mulher da Biblioteca Legislativa Presidente Fernando Henrique Cardoso.
Foram lidos ainda dois ofícios da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, referentes a compromissos para execução de pavimentação asfáltica e drenagem na Rua Japurá e de recapeamento asfáltico na Rua Jandiro e na Avenida Paula.
Na Ordem do Dia, os vereadores apreciaram o Projeto de Lei Complementar nº 011/2026, de autoria do Poder Executivo, que altera os Anexos IV e V da Lei Complementar nº 101, de 20 de junho de 2018.
A sessão contou ainda com a apreciação da ata da reunião anterior e a apresentação de duas justificativas de ausência de vereadores.
Entre os vários documentos que tramitaram, confira as proposituras de benfeitorias aprovadas:
REQUERIMENTOS:
Requerimento Nº 1107/2026 – Autor: RAFAEL ALAN DE MORAES ROMEIRO (PROFESSOR RAFAEL) Assunto: Requeiro informações ao Poder Executivo Municipal, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy, que informe a esta Casa de Leis se existe estudo ou projeto de “Criação ou Reativação do Conselho Municipal da Juventude, no município de Itapevi, com representação da sociedade civil, movimentos juvenis e poder público, garantindo voz ativa dos jovens na formulação e fiscalização de políticas públicas”.(APENSOS Nº 1140, 1216, 1589 E 1665/2026)
Requerimento Nº 1111/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI (JAPA) Assunto: Requer informações do Poder Executivo municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy – Teco, junto a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, sobre a criação do “Centro de Lutas” nesse Município.
Requerimento Nº 1112/2026 – Autor: RAFAEL ALAN DE MORAES ROMEIRO Assunto: Requeiro informações ao Poder Executivo Municipal, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy, que informe a esta Casa de Leis se existe estudo ou projeto para Realização de Feiras de Economia Criativa com Juventude e Sustentabilidade. (APENSO nº 1409/2026)
Requerimento Nº 1114/2026 – Autor: RAFAEL ALAN DE MORAES ROMEIRO Assunto: Requeiro informações ao Poder Executivo Municipal, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy, que informe a esta Casa de Leis se existe estudo ou projeto para Criação de Ação de Educação Inclusiva e Sustentável no Contraturno Escolar.
Requerimento Nº 1116/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI Assunto: Requer informações ao Poder Executivo Municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy -Teco, junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, se há estudos para implantação do Circuito Ambiental no Munícipio.
Requerimento Nº 1117/2026 – Autora: MARINA DE CASTRO DORNELLAS Assunto: REQUEIRO informações ao Poder Executivo Municipal, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Godoy, junto a Secretaria do Meio Ambiente PARA QUE SEJAM REALIZADOS ESTUDOS PARA REALIZAR O LEVANTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS.
Requerimento Nº 1118/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI Assunto: Requer informações do Poder Executivo Municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy -Teco, junto à Secretaria Municipal de Educação, sobre estudos para a construção da cobertura da área externa do pátio da CEMEB Antônio de Oliveira Cunha.
Requerimento Nº 1119/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI Assunto: Requer informações do Poder Executivo Municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy -Teco, junto à Secretaria Municipal de Educação, estudos para a construção da cobertura da área externa do pátio da CEMEB Carlos Ramiro de Castro.
Requerimento Nº 1120/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI Assunto: Requer informações do Poder Executivo Municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy -Teco, junto à Secretaria Municipal de Educação, estudos para a construção da cobertura da área externa do pátio da CEMEB Christel Ruth Lung Rooch.
Requerimento Nº 1125/2026 – Autora: PRISCILLA SOUZA MARIANO CAVANHA Assunto: Requer informações do Executivo por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana – Sra. Priscila Camargo, para que realize um estudo técnico visando a implantação de uma rota alternativa para o tráfego de caminhões pesados que é atualmente realizado por vias internas de bairro, com destino às empresas localizadas no bairro de Ambuitá, neste município.
Requerimento Nº 1131/2026 – Autora: PRISCILLA SOUZA MARIANO CAVANHA Assunto: Requer informações do Executivo por meio da Secretaria de Governo em conjunto com a Secretaria de Saúde Dra. Luiza Nasi, para que verifique a possibilidade do Programa Remédio em Casa (PRC), que consiste na entrega domiciliar de medicamentos em quantidades suficientes para o período de 90 dias, para portadores de doenças patológicas crônicas, estáveis e controlados clinicamente; em acompanhamento nas Unidades de Saúde – nesse município.
Requerimento Nº 1133/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI Assunto: Requer informações do Poder Executivo Municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy -Teco, se há estudos para implantação de uma campanha de conscientização do uso da internet para as crianças e jovens da nossa cidade.
Requerimento Nº 1136/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI Assunto: Requer informações do Executivo junto a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, sobre o Conselho Municipal do Esporte.
Requerimento Nº 1137/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI Assunto: Requer informações do Poder Executivo Municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy -Teco, junto a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, se a estudos sobre a existência no cronograma da construção da Arena no Jardim Rosemary (Roseirão) em nosso Município.
Requerimento Nº 1138/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI Assunto: Requer informações do Poder Executivo Municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy -Teco, junto a Secretaria Municipal de Educação, se a estudos sobre a construção de uma nova escola municipal no bairro das quatro encruzilhadas, em nosso Município.
Requerimento Nº 1146/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI Assunto: Requer informações do Poder Executivo Municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy -Teco, junto à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) a construção de uma unidade Educacional do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Requerimento Nº 1148/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI Assunto: Requer informações da ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, para que seja implantado CEPs e oficializado os trabalhos contínuos de entregas de correspondências no bairro Morro do Quiabo, nesta urbe.
Requerimento Nº 1150/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI Assunto: Requer informações do Poder Executivo Municipal na pessoa do Excelentíssimo Senhor Prefeito Marcos Ferreira Godoy –Teco, junto à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, estudos para uma adesão com o Governo Estadual de São Paulo via Secretaria Estadual de Esportes, aos cuidados do Senhor. José Ribeiro Lemos Junior, sobre a elaboração do Duathlon (corrida mista de Bike e Trail Running), nesta urbe.
Requerimento Nº 1154/2026 – Autor: MATEUS ANDRADE DA SILVA SANTOS (MATEUZINHO SILVA) Assunto: Requer informação do Poder Executivo, na pessoa do Excelentíssimo Senhor Marcos Ferreira Godoy, Prefeito, por meio da Secretaria competente, solicitando informações sobre o cronograma de execução do programa “Prefeitura no Seu Bairro” no bairro Vila Santa Flora, neste Município.
Requerimento Nº 1162/2026 – Autor: MAURICIO ALONSO MURAKAMI Assunto: Requer informações do Executivo junto à Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, sobre a possibilidade de disponibilizar locais para descarte de medicamentos vencidos nas redes de saúde, nesta urbe.
MOÇÃO:
Moção de Aplausos nº 182/2026 de autoria das Vereadoras Erondina Ferreira Godoy (Tininha Godoy) e Priscilla Cavanha: A Appris Editora, pela doação de obras com temática feminina destinadas à criação da Seção de Combate à Violência contra a Mulher na Biblioteca Legislativa Presidente Fernando Henrique Cardoso, da Câmara Municipal de Itapevi.
Moção de Aplausos nº 183/2026 de autoria das Vereadoras Erondina Ferreira Godoy e Priscilla Cavanha: A Editora Mizuno, pela doação de obras com temática feminina destinadas à criação da Seção de Combate à Violência contra a Mulher na Biblioteca Legislativa Presidente Fernando Henrique Cardoso, da Câmara Municipal de Itapevi.
INDICAÇÕES: Nº 10014 a 10285/2026.
ORDEM DO DIA
Projeto de Lei Complementar nº 011/2026 de autoria do Poder Executivo: “ALTERA OS ANEXOS IV E V DA LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 20 DE JUNHO DE 2018, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”
Alpha Times Alpha Times 

