Home / Barueri / BuZum! apresenta novo espetáculo Que lixo é lixo? em Barueri
Foto: Milene Milan

BuZum! apresenta novo espetáculo Que lixo é lixo? em Barueri

Nos dias 20 e 21 de outubro, a Cia. de teatro de bonecos sobre rodas realiza sessões gratuitas da peça que mostra a importância de reutilizar e reciclar o lixo, em projeto apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura e patrocinado pela ECOLAB

Foto: Milene Milan

Nos dias 20 e 21 de outubro, o projeto BuZum! chega a Barueri para apresentar sua nova peça, Que lixo é lixo?, que aborda a questão do lixo e suas consequências para o planeta. O novo espetáculo da companhia de teatro de bonecos sobre rodas que já percorreu mais de 300 mil quilômetros por todo o Brasil levando a magia do palco para crianças conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado, via ProAC-ICMS, e patrocínio da ECOLAB, empresa líder mundial em tecnologias e serviços relacionados à água, higiene e energia.

No total, 12 sessões gratuitas de Que lixo é lixo? serão encenadas à população em frente à Biblioteca Municipal Salomão Cruz (dia 20) e à Biblioteca Municipal Eny Cordeiro (dia 21). Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 40 espectadores por sessão.

Concebido por Beto Andreetta e Mari Gutierrez, e dirigido por Wanderley Piras, o espetáculo é a décima criação da companhia que mostra, em tom crítico, a questão do lixo e suas consequências no planeta. Sob a perspectiva da Terra, o espetáculo mostra que todo lixo, mesmo que jogado ‘fora’, permanece aqui. A história começa no espaço, onde dois astronautas encontram a Terra e percebem que ela não está bem. Repleta de lixo e tristonha, a Mãe Terra faz um apelo para que os dois enviados contem às crianças o que viram e apontem como elas podem ajudar a melhorar a situação.

Os dois retornam com a missão de mostrar às crianças como o descarte incorreto de lixo pode impactar na saúde do planeta. A partir da noção de que o consumo exagerado também é responsável pela produção de resíduos, os personagens mostram que a utilização de materiais recicláveis pode minimizar o problema.

“Queremos que as crianças se conscientizem de que elas fazem parte de uma cadeia e que a reciclagem é possível e lúdica”, conta Mari Gutierrez, diretora do espetáculo. O espetáculo também mostra como o processo de urbanização distanciou o homem da natureza. A princípio os animais viviam em harmonia, mas as casas, depois substituídas por prédios e fábricas, foram alterando sua paisagem inicial e criando novas necessidades de consumo e, por consequência, novas maneiras de se tratar o lixo.

A peça expõe que o acúmulo de lixo também pode trazer doenças e que os resíduos seguem para rios e mares. Uma forma de aliviar e melhorar essa realidade é por meio da reciclagem. Ao final, os protagonistas revelam que todo o cenário da peça, os pássaros, prédios, árvores, casinhas e os bonecos que são manipulados são feitos de material reciclável. Garrafas pet de suco e refrigerante, latas, produtos de limpeza, garrafas de leite, tudo pode ser reutilizado de forma criativa e, assim, aliviar a Terra, que ao final, fica agradecida e mais leve.

FICHA TÉCNICA “Que lixo é lixo?”
Concepção e texto_
Beto Andreetta e Mari Gutierrez
Direção_ Wanderley Piras
Elenco_ Alessandra Siqueyra, Dinho Weller, Geovana Oliveira, Joyce Souza, Kelly Guidotti, Lívia Simardi, Nilton Marques, Nina Rocha, ​ Rafael Souza e Tita Azevedo.
Trilha sonora_ César Maluf
Criação e confecção de bonecos e cenário_ Ercila Batista, Fabio Cruz, Juciê Batista e Ilimitada Design
Direção de produção_ Mari Gutierrez
Coordenação de produção_ Aldo Andreetta
Produção executiva_ Fabíola Gonçales e Juliana Christão
Produção de campo_ Akira Martins, Eduardo Paiva, Leonardo Brandão e Thiago Catelani
Design gráfico_ Sato do Brasil e Murilo Thaveira> casadalapa
Fotos_ Milene Milan
Técnicos de som e luz_ Alan Ferreira , Cristiano Santana, Henrique Hertzel
Motoristas_ José Valério, Luís Carlos da Costa, Renner Santos
Direção administrativa_ Jackson Iris
Assistente financeiro_ Glaucia Souza
Assessoria de imprensa_ Buriti Comunicação
Realização_ BuZum!

Serviço: BuZum! apresenta ‘Que lixo é lixo?’ em Barueri:

Dia 20 de outubro (sexta-feira)
Biblioteca Municipal Salomão Cruz
Av. Cachoeira, 74 – Vila Pindorama
Horários: 9h | 10h | 11h | 13h | 14h | 15h

Dias 21 de outubro (sábado)
Biblioteca Municipal Eny Cordeiro
Rua Ricardo Peagno, 78 – Jardim Belval
Horários: 9h | 10h | 11h | 13h | 14h | 15h

Entrada Franca
Classificação: Livre
Capacidade: 40 pessoas por sessão

Sobre rodrigo

Leia também

Rotary Club Satélite Barueri Alphaville Mulheres em Ação reúne mulheres empreendedoras em Barueri

Evento promove networking estratégico e oportunidades de parceria no dia 15 de abril   Barueri, …