Home / Barueri / Abrigo provisório reforça cuidado com pessoas em situação de rua durante o inverno

Abrigo provisório reforça cuidado com pessoas em situação de rua durante o inverno

 

Com a aproximação de dias mais frios, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) já intensificou as ações para acolher pessoas em situação de rua.

A portaria 42/2023, já publicada no Jornal Oficial de Barueri de 18 de maio, implanta a “Operação Baixas Temperaturas no Âmbito da Política de Assistência Social” estabelecendo ações para atendimento de situações de emergência em razão do frio rigoroso.

Dentre essas medidas, começou a funcionar no dia 29 de maio o acolhimento emergencial temporário, feito em um espaço já locado para este fim, que oferecerá além do abrigo, higienização, alimentação e espaço para o cachorro, em atenção aqueles que não aceitam ficar longe de seu animalzinho de estimação.

Além disso, como já é tradição em Barueri nos períodos de inverno, serão ampliadas as vagas nos serviços de acolhimento da Casa São Francisco – Associação Cáritas (financiado pela Prefeitura) e também será intensificado o serviço especializado de abordagem social, oferecendo acolhida para quem desejar. Esta ação é feita em conjunto com a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil, ambas ligadas à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS).

Outra providência será o encaminhamento para outros serviços da rede socioassistencial, conforme a necessidade apresentada por essa população.

Vagas

Entre a Cáritas, a Casa de Passagem e o espaço emergencial, o município contará com aproximadamente 200 vagas para pernoite. 

Serviço

O novo espaço fica na rua Vitória, 410, no Centro de Barueri.

Se você encontrar alguém dormindo na rua ou passando frio em Barueri, ligue para a Cáritas: (11) 4199-0703.

Crédito das fotos:  Fernando Foca / Secom

Sobre Redação

Leia também

Já atualizou a vacina do seu pet?

A Prefeitura de Barueri mantém um posto fixo de vacinação contra a raiva em cães …