Home / Santana de Parnaíba / Ações em prol da Luta Antimanicomial acontecem durante todo o mês de maio

Ações em prol da Luta Antimanicomial acontecem durante todo o mês de maio

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando diversas atividades durante todo o mês de maio para comemorar o “Dia da Luta Antimanicomial”, que é marcado em 18 de maio.

De 4 a 19 de maio aconteceram Exposições de Artes nas Unidades de Saúde, e no dia (18/05), foi realizada uma caminhada em prol da Luta Antimanicomial no Bolsão de Estacionamento e de 22 a 26/05, o Centro Administrativo Bandeirantes recebe a Exposição de artes criadas pelos pacientes.

Atualmente, Santana de Parnaíba possui três CAPS, o “Espaço de Vida” voltado ao tratamento de transtornos mentais graves e moderados da infância e adolescência, o “Alvorecer” com atenção aos casos graves e moderados dos adultos e o “Travessia” voltado ao tratamento de adolescentes e adultos com transtorno mental grave em decorrência do uso de drogas. Além disso, a cidade conta com atendimento psicológico em todas as Unidades Básicas de Saúde, além do atendimento psiquiátrico em nove unidades básicas.

Vale lembrar que o movimento pela da Luta Antimanicomial existe há 35 anos, e visa lutar pelos direitos das pessoas com deficiência mental e acabar com o estigma e exclusão de quem sofre com problemas psíquicos graves, além do fim dos manicômios, defendendo que os cuidados devem ser realizados em liberdade.

Sobre Redação

Leia também

Santana de Parnaíba faz triagem de 100% do lixo coletado e se destaca na gestão de resíduos sólidos

No mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), …