Com a participação de equipes de outras cidades, a 4ª Copa Barueri de Bocha Paralímpica foi realizada no domingo, 10 de novembro, no Ginásio Caetano Manoel da Silva. A Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD) apoiou o evento, que contou com disputas acirradas. A equipe IBP (Instituto de Barueri Paraolímpico) liderou em várias categorias e consagrou Barueri como campeã geral da série ouro.
Para o técnico da equipe barueriense, Caio Oliveira, a conquista deste ano representou um marco para o crescimento da bocha paralímpica.
“É com imensa satisfação que testemunhamos o crescimento e a evolução da Copa Barueri de Bocha Paralímpica ao longo desses quatro anos. O evento, que começou como uma iniciativa local, agora atrai equipes de diversas cidades, o que demonstra seu potencial de inclusão e desenvolvimento esportivo”, afirmou o treinador.
Ele também destacou o valor da competição como vitrine para novos talentos, enfatizando o desempenho do jovem Marcos Cezário, que liderou sua equipe ao título como capitão e agora é observado para possível convocação na seleção jovem de bocha.
Esporte Inclusivo
A bocha paralímpica é uma das modalidades mais inclusivas do esporte e que possibilita o envolvimento de atletas com deficiências físicas severas em competições de alto nível.
“A Copa Barueri é mais do que um evento esportivo; é um símbolo de inclusão, respeito e igualdade. Estamos comprometidos em continuar fomentando essa modalidade em nossa cidade, oferecendo oportunidades para que mais atletas possam desenvolver seu potencial e inspirar a comunidade”, acrescentou Caio.
SDPD na linha de frente
A SDPD é a principal apoiadora do esporte paraolímpico da cidade. Isso porque oferece estrutura e acompanhamento de uma equipe técnica multidisciplinar para incentivar os usuários a praticarem esporte, como bocha, vôlei sentado, futebol, dentre outras atividades físicas.
Confira a seguir os resultados por categoria:
BC1 e BC2
– IBP campeão da série ouro
– ADD vice-campeão da série ouro
– IAA terceiro lugar da série ouro
– IBP campeão da série prata
– ADEACAMP vice-campeão da série prata
Pares BC3
– IBP campeão da série ouro
– IBP você campeão da série ouro
– Athlon terceiro lugar da série ouro
– ADEACAMP quarto lugar da série ouro
Pares BC4
– IAA campeão da série ouro
– IBP vice-campeão da série ouro
– IBP terceiro lugar da série ouro
– ADD campeão da série prata
– ADEACAMP vice-campeão da série prata
Classificação geral por equipes
IBP – Campeão da série ouro
IAA- Vice-campeão da série ouro
ADD – Terceiro lugar da série ouro
Athlon – campeão da série prata
ADEACAMP- vice-campeão da série prata
—
Jaqueline Duarte – 12/11/2024
Crédito da foto: Lourivaldo Fio/Secom